Folha de S. Paulo


Há algum problema se eu não sentir o fio do DIU?

Como posso sentir o fio do DIU? Caso não sinta, isso significa um problema?
M.P.

Reprodução/Flickr
DIU (dispositivo intrauterino)
DIU (dispositivo intrauterino)

Sentir o fio do DIU (Dispositivo Intrauterino) pode servir como uma espécie de autoexame. O DIU é um método contraceptivo inserido no útero, e pode ser de cobre, sem hormônios, ou o DIU hormonal. Ambos devem ser inseridos no período menstrual, quando o colo do útero fica mais amolecido e têm altas taxas de eficácia.

Segundo Carla Martins, ginecologista membro da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), para sentir o fio é necessário lavar as mãos, introduzir o dedo e localizar o colo do útero. "A mulher vai sentir o fio com a ponta do dedo indicador", diz Martins. "Acaba sendo um jeito de se conhecer."

Contudo, não conseguir sentir o fio do DIU não significa necessariamente que exista um problema ou que o dispositivo tenha saído do lugar.

Em casos de dúvida, a mulher deve procurar um ginecologista.

-

Envie sua Dúvida

A cada semana, nas edições de sábado do jornal impresso, a editoria de Saúde da Folha responde a uma pergunta dos leitores sobre saúde. É dada preferência a questões mais gerais sobre doenças, cuidados com a saúde e hábitos saudáveis.

Mande sua dúvida para o nosso Facebook, e-mail saude@grupofolha.com.br ou use #sdresp em alguma de suas redes sociais para falar sobre sua dúvida. Por carta, escreva para Editoria de Saúde, al. Barão de Limeira, 425, 4º. andar, CEP 01202-900, São Paulo-SP.


Endereço da página:

Links no texto: