Folha de S. Paulo


SAÚDE RESPONDE

Tenho um mioma. Preciso operar?

Silvana Ciardullo/Flickr
Mioma é um tumor benigno
Mioma é um tumor benigno

Gostaria de saber se existe algum tipo de mioma que não precisa ser operado?
A pessoa pode levar vida "normal'' com miomas?
Obrigado!
R.C.C.

O mioma é um tumor benigno que se desenvolve no tecido muscular do útero. A causa deste tipo de tumor é desconhecida, contudo, sabe-se que hormônios, como progesterona e estrogênio, têm influência sobre o seu desenvolvimento.

A existência de um mioma não necessariamente significa que haverá sintomas. Quando o tumor se desenvolve, os sintomas podem ser: menstruação forte e por longos períodos, cólicas e dores abdominais, pélvicas e durante relação sexual.

A indicação de cirurgia depende de tamanho e localização do tumor, segundo Josenice Gomes, membro da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia).

Anticoncepcionais e embolização (interrupção do sangue) da artéria que alimenta o mioma também são tratamentos possíveis.

-

Envie sua Dúvida

A cada semana, nas edições de sábado do jornal impresso, a editoria de Saúde da Folha responde a uma pergunta dos leitores sobre saúde. É dada preferência a questões mais gerais sobre doenças, cuidados com a saúde e hábitos saudáveis.

Mande sua dúvida para o nosso Facebook, e-mail saude@grupofolha.com.br ou use #sdresp em alguma de suas redes sociais para falar sobre sua dúvida. Por carta, escreva para Editoria de Saúde, al. Barão de Limeira, 425, 4º. andar, CEP 01202-900, São Paulo-SP.


Endereço da página:

Links no texto: