Folha de S. Paulo


SAÚDE RESPONDE

Diverticulite provoca prisão de ventre? Tem cura?

JD Hancock/Flickr
Divertículos são pequenas hérnias na parede do intestino
Divertículos são pequenas hérnias na parede do intestino

Tive há alguns meses uma crise de diverticulite. Depois disso, venho sentindo constantes prisões de ventre. Há remédio?
F.C.R.

Os divertículos são pequenas hérnias que se formam na parede do intestino.

Nessas pequenas bolsas, com a passagem das fezes podem ficar presos restos de alimentos –sementes grandes, como as de melancia, ou milhos de pipoca, por exemplo. Isso, por fim, pode provocar inflamações: a diverticulite. Quando essas bolsinhas não estão inflamadas, o quadro recebe o nome de diverticulose.

Segundo Carlos Sobrado, professor de gastroenterologia da faculdade de medicina da USP, para evitar a inflamação é necessário "comer bastante mato, alface, agrião [fibras]", tomar muita água e fazer atividade física. Isso também ajuda na questão da prisão de ventre.

Caso essa abordagem não seja suficiente, um laxante pode ser indicado pelo gastroenterologista.

-

Envie sua Dúvida

A cada semana, nas edições de sábado do jornal impresso, a editoria de Saúde da Folha responde a uma pergunta dos leitores sobre saúde. É dada preferência a questões mais gerais sobre doenças, cuidados com a saúde e hábitos saudáveis.

Mande sua dúvida para o nosso Facebook ou e-mail saude@grupofolha.com.br, informando nome completo e cidade. Por carta, escreva para Editoria de Saúde, al. Barão de Limeira, 425, 4º. andar, CEP 01202-900, São Paulo-SP.


Endereço da página:

Links no texto: