Folha de S. Paulo


Vacina contra zika para mulheres em idade fértil só depois de 2020, diz OMS

Joel Silva/Folhapress
OMS, em 2016, havia decretado que a zika era uma emergência de saúde pública global
OMS, em 2016, havia decretado que a zika era uma emergência de saúde pública global

Cerca de 40 vacinas contra o vírus da zika estão sendo estudadas atualmente, mas nenhuma estará disponível para mulheres em idade fértil antes de 2020, considerou nesta quarta-feira (01) a diretora-geral da OMS, Margaret Chan.

"Cerca de 40 vacinas candidatas estão sendo estudadas. Algumas já estão na fase de ensaios clínicos. Mas uma vacina considerada suficientemente segura para ser utilizada em mulheres em idade de engravidar não poderá ser autorizada antes de 2020", indicou em um comunicado.

Há exatamente um ano, a OMS havia decretado que o vírus da zika, ligado a graves anomalias cerebrais em fetos, representava uma "emergência de saúde pública de alcance global".

O estado de emergência foi retirado em 18 de novembro, com a OMS considerando que "um mecanismo técnico sólido de longo prazo era necessário para organizar uma resposta global" à doença.

Doenças transmitidas pelo Aedes aegypti

"Um ano depois, onde estamos? A propagação internacional continua, mesmo com taxas menores. Cerca de 70 países e territórios nas Américas, África, Ásia e no Pacífico relataram casos desde 2015", diz Chan.

O vírus, que afeta principalmente o Brasil, é transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti e também sexualmente. A doença está ligada a problemas neurológicos em adultos, mas também a má-formações congênitas como microcefalia, observadas em fetos e recém-nascidos de mães infectadas.

Tudo sobre: o mosquito


Endereço da página:

Links no texto: