Folha de S. Paulo


SAÚDE RESPONDE

É verdade que dor na canela, canelite, tem cura?

Remy Sharp/Flickr
A canelite é uma condição temporária
A canelite é uma condição temporária

É possível curar a canelite definitivamente? Qual é o melhor tratamento e quanto tempo demora para essa cura total?
C.A

A canelite é uma dor associada à musculatura da frente da perna, o tibial anterior. Trata-se de uma condição transitória.

Normalmente, a canelite aparece em pessoas sedentárias que estão começando a fazer exercícios e, por isso, não possuem musculatura preparada para a atividade. Contudo, por ser causada por um desequilíbrio muscular, também pode afetar atletas.

"Não tem preferência de idade, sexo e nem de nível de atividade de física. Pode acometer a todos", diz Kelly Stefani, ortopedista especialista em medicina do esporte. A médica afirma que mesmo pessoas sedentárias que só estão andando até o supermercado podem sofrer com a condição.

O tratamento varia com idade e peso, mas, em geral, se concentra em ganhar potência muscular para o tipo de atividade pretendida.

-

Envie sua Dúvida

A cada semana, nas edições de sábado do jornal impresso, a editoria de Saúde da Folha responde a uma pergunta dos leitores sobre saúde. É dada preferência a questões mais gerais sobre doenças, cuidados com a saúde e hábitos saudáveis.

Mande sua dúvida para o nosso Facebook ou e-mail saude@grupofolha.com.br, informando nome completo e cidade. Por carta, escreva para Editoria de Saúde, al. Barão de Limeira, 425, 4º. andar, CEP 01202-900, São Paulo-SP.


Endereço da página:

Links no texto: