Folha de S. Paulo


SAÚDE RESPONDE

Tenho incontinência urinária. Como posso me tratar?

Dwilliams851/Flickr
Incontinência pode ser tratada com remédios, fisioterapia ou cirurgia
Incontinência pode ser tratada com remédios, fisioterapia ou cirurgia

Tenho incontinência urinaria, já tomei vários remédios, mas isso não ajudou. O que eu posso fazer para resolver o problema?
M.F.C.

As duas principais causas de incontinência são fraqueza dos músculos do assoalho pélvico e hiperatividade da bexiga –por contrações constantes, o órgão acaba liberando urina.

Existem cerca de sete remédios para incontinência urinária que apresentam respostas variadas.

"O medicamento é uma medida inicial, mas há outras formas de tratamento", diz Carlos Belucci, coordenador do departamento de urologia feminina da Sociedade Brasileira de Urologia.

O médico afirma que a incontinência também pode ser tratada com fisioterapia. Nela, de uma a duas vezes por semana, são realizados exercícios para fortalecimento da musculatura da região pélvica. Além disso, há cerca de seis técnicas cirúrgicas possíveis dependendo da causa do problema. Todo forma de tratamento deve ser discutida com um urologista.

-

Envie sua Dúvida

A cada semana, nas edições de sábado do jornal impresso, a editoria de Saúde da Folha responde a uma pergunta dos leitores sobre saúde. É dada preferência a questões mais gerais sobre doenças, cuidados com a saúde e hábitos saudáveis.

Mande sua dúvida para o nosso Facebook ou e-mail saude@grupofolha.com.br, informando nome completo e cidade. Por carta, escreva para Editoria de Saúde, al. Barão de Limeira, 425, 4º. andar, CEP 01202-900, São Paulo-SP.


Endereço da página:

Links no texto: