Folha de S. Paulo


Vida de menina com síndrome de Down inspira livro

Clarice é a garota que mais dança em festas. Gosta de jogar capoeira, dançar balé e bagunçar com o irmão. É protagonista do livro "As aventuras de uma criança Downadinha" e também é filha da psicopedagoga Alessandra Maltarollo, autora da obra.

A mãe escreveu a obra para ressaltar a importância da socialização para pessoas com down. "Notamos que o desenvolvimento dela se deu a partir desse contato. O outro é muito importante. Ela se espelha nele, quer fazer igual. Vi muitos casos em que a criança não estava inserida dentro da própria família", afirma Maltarollo.

Outro objetivo da autora é chamar a atenção de escolas e professores para que as crianças com a síndrome sejam mais integradas. "É para enxergar a criança antes de ver a síndrome", diz. A Clarice do livro tem seis anos e traços amarelos. A Clarice de verdade agora tem dez anos e estuda em uma escola regular.

A síndrome de Down é conhecida como trissomia do cromossomo 21. Em vez de duas cópias do cromossomo 21, seus portadores têm três.

A condição costuma causar atraso intelectual e problemas de visão, audição e tônus muscular, mas a estimulação e o tratamento precoce podem acelerar o desenvolvimento e a aprendizagem.

Cerca de 270 mil pessoas no Brasil têm a síndrome, segundo a Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down.

AS AVENTURAS DE UMA CRIANÇA DOWNADINHA
EDITORA Zit
PREÇO R$ 35,90 (40 págs.)
LANÇAMENTO sábado (12/11) na loja Ri Happy do Shopping Cidade de São Paulo (av. Paulista, 1.230, São Paulo), das 11h às 14h


Endereço da página: