Folha de S. Paulo


SAÚDE RESPONDE

É verdade que lâmpadas LED fazem mal para a saúde?

lil'_wiz/Flickr
Lâmpadas LED com diferentes comprimentos de onda são usadas em tratamentos de pele
Lâmpadas LED com diferentes comprimentos de onda são usadas em tratamentos de pele

É verdade que as lâmpadas LED causam sérios danos em nossa saúde?
Antonio Job

"Se estamos falando de lâmpadas que colocamos em casa, não tem problema nenhum", diz Beni Grinblat, dermatologista do Hospital Albert Einstein.

As lâmpadas LED mais comuns, que são utilizadas em residências são seguras, segundo Grinblat.

Contudo, a longo prazo, pessoas que possuem muitas manchas na pele, na área do rosto, por exemplo, podem, eventualmente, experimentar uma piora na pigmentação, ou seja, a região pode ficar mais escura.

Isso não é uma exclusividade desse tipo de lâmpada. Tanto as incandescentes quanto as fluorescentes podem ter o mesmo efeito ou até pior do que o verificado em lâmpadas LED, afirma Grinblat.

O dermatologista explica que alguns tipos de LED, com comprimentos de onda específicos, são usados para tratamentos de doenças de pele.

-

Envie sua Dúvida

A cada semana, nas edições de sábado do jornal impresso, a editoria de Saúde da Folha responde a uma pergunta dos leitores sobre saúde. É dada preferência a questões mais gerais sobre doenças, cuidados com a saúde e hábitos saudáveis.

Mande sua dúvida para o nosso Facebook ou e-mail saude@grupofolha.com.br, informando nome completo e cidade. Por carta, escreva para Editoria de Saúde, al. Barão de Limeira, 425, 4º. andar, CEP 01202-900, São Paulo-SP.


Endereço da página:

Links no texto: