Folha de S. Paulo


opinião

Não faz sentido que homens sintam os efeitos colaterais dos contraceptivos

Nicola Sap De Mitri/Flickr
Depressão é coisa séria e não deveria ser consequência do sexo seguro

Mais do que a eficácia de 96% da injeção contraceptiva masculina, a interrupção do estudo por causa de seus efeitos adversos foi que chamou a atenção nas redes sociais.

A tônica dos "textões" era: sim, anticoncepcionais causam efeitos desagradáveis, e está na hora de os homens também os aguentarem.

Mais de 1.400 efeitos adversos foram relatados pelos homens que tomaram as injeções; 39% deles não foram considerados relacionados ao uso do anticoncepcional.

Entre os efeitos diretamente ligados aos hormônios estava a acne, velha conhecida das mulheres, causada também por alguns tipos de pílulas. Mas houve ainda um caso de depressão, um caso de intoxicação intencional por paracetamol, um caso de taquicardia, entre outros efeitos graves. Também houve um caso de suicídio –mas, segundo a família, o motivo seria a dificuldades em lidar com pressões acadêmicas.

A pesquisa, financiada por programas de pesquisa em reprodução humana da ONU e da OMS (Organização Mundial da Saúde), era acompanhada por dois comitês externos independentes, que chegaram a conclusões diferentes sobre a segurança do teste. Assim, ele foi interrompido.

Os "textões" têm lá sua razão quando cobram mais testes e investimentos em anticoncepcionais masculinos. Mais opções de métodos não definitivos, seguros e de longo prazo, por exemplo, poderiam ajudar a dividir a responsabilidade pela contracepção e o planejamento familiar e dar ao homem mais controle de sua fertilidade. As camisinhas têm sua rejeição e, segundo médicos, estão em desuso pelos jovens, e o coito interrompido pode dar errado.

No entanto, não faz sentido cobrar que homens, assim como as mulheres, também sintam os desprazeres provocados por hormônios. Ninguém deveria senti-los, ponto. Depressão é coisa séria e não deveria ser consequência do sexo seguro.

O que falta é aprimorar os métodos existentes –e, pelo menos segundo essa pesquisa, a maioria dos homens estariam dispostos a ser os responsáveis pela contracepção.

Anticoncepcional masculino


Endereço da página:

Links no texto: