Folha de S. Paulo


Estudo mede chance de estatina causar diabetes, derrame e miopatia

Thinkstock/BBC
Fazer sesta reduz risco de infarto, diz pesquisa http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/09/150901_saude_sesta_ataque_cardiaco_lgb

Um novo estudo publicado nesta sexta (9) pelo periódico médico "The Lancet", após revisar dezenas de outros estudos concluiu que as estatinas (sinvastatina e atorvastatina, por exemplo), medicamentos mais usados contra o colesterol, possuem baixo, porém real, risco de causar problemas como miopatias (doenças musculares) e derrame.

Para as miopatias, a chance é que uma a cada 10 mil pessoas fazendo uso contínuo das drogas tenha complicações em cada ano. Já para o derrame, há um aumento de 20% no risco (o que equivale a cerca de 10 casos a mais para cada 10 mil pessoas por ano).

O incremento na probabilidade é semelhante para o diabetes. Mas há de se considerar que as pessoas que usam estatinas já estão, em média, sob risco elevado de adquirir a doença. Os riscos dessa e de outras doenças são compensados pelos benefícios das estatinas na prevenção de infarto e outra complicações do excesso de gordura no sangue.

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: