Folha de S. Paulo


Médico baiano ganha prêmio por filantropia na área oncológica

Raul Spinassé/Folhapress
Aristides Maltez Filho, ganhador do prêmio Octavio Frias de Oliveira de oncologia como personalidade de destaque
Aristides Maltez Filho, filantropo e ganhador do prêmio Octavio Frias de Oliveira de oncologia

Em 1936, sensibilizado com mulheres com câncer de colo de útero que não tinham recursos para serem assistidas, o médico ginecologista Aristides Maltez fundou a LBCC (Liga Bahiana contra o Câncer), instituição filantrópica em Salvador.

E não parou aí. Com ajuda do governo estadual, conseguiu recursos para comprar um terreno e construir o hospital com que sonhava. Morreu antes de vê-lo pronto, mas seu trabalho não só teve continuidade como cresceu nas mãos do filho, o médico Aristides Pereira Maltez Filho, 83, laureado na categoria Personalidade em Destaque do Prêmio Octavio Frias de Oliveira.

Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, em 1957, ele assumiu em 1992 a presidência da Liga, mantenedora do hospital que leva o nome do pai e atende gratuitamente cerca de 3.500 pessoas por dia.

Maltez Filho aumentou a capacidade do hospital e implantou centros de radioterapia, imagem, cuidados paliativos e assistência domiciliar.

"Recebo o prêmio com muita distinção e honra por ele estar ligado ao trabalho de uma instituição que tem sobrevivido graças ao trabalho da comunidade", diz. "É uma exaltação à filantropia e uma motivação diante das dificuldades do hospital."

"O dia em que meu pai criou a Liga, ele disse: 'Esta é a lâmpada da caridade que jamais se apagará no coração dos meus seguidores'. Nossa dedicação é para que a lâmpada não se apague."

PRÊMIO OCTAVIO FRIAS DE OLIVEIRA
ONDE Teatro da Faculdade de Medicina da USP (avenida Dr. Arnaldo, 455, São Paulo)
QUANDO Terça (9), às 19h


Endereço da página:

Links no texto: