Folha de S. Paulo


SAÚDE RESPONDE

Tenho osteoporose. É segura a medicação que me indicaram?

Caro Dr., Com o envelhecimento e presença de osteoporose em coluna e fêmur, tive indicação de tomar uma injeção chamada Prolia. Ao ler a bula, no entanto, fiquei receosa dos efeitos colaterais. Poderia, por favor, comentar os riscos e vantagens (balanço) dessa medicação? Agradeço muito a sua atenção. Heloísa, 59 anos

A osteoporose é uma doença que pode atingir ambos os sexos, mas é mais comum em mulheres após a menopausa, pela queda na produção de estrogênio.

Para tratamento adequado com a medicação, o paciente deve ter uma alimentação equilibrada e manter bons níveis de cálcio e vitamina D no sangue.

A Prolia é uma solução injetável com poucos efeitos colaterais, segundo Rosa Pereira, diretora do serviço de reumatologia do HC (Hospital das Clínicas) da USP. A droga somente bloqueia os osteoclastos, células que reabsorvem o cálcio e que estão mais ativas em casos de osteoporose. Por isso é eliminada facilmente do organismo ao fim do tratamento.

A médica alerta que a doença deve ser acompanhada de perto por um especialista.

-

Envie sua Dúvida

A cada semana, nas edições de sábado do jornal impresso, a editoria de Saúde da Folha responde a uma pergunta dos leitores sobre saúde. É dada preferência a questões mais gerais sobre doenças, cuidados com a saúde e hábitos saudáveis.

Mande sua dúvida para o e-mail saude@grupofolha.com.br, informando nome completo e cidade. Por carta, escreva para Editoria de Saúde, al. Barão de Limeira, 425, 4º. andar, CEP 01202-900, São Paulo-SP.

Confira mais dúvidas enviadas pelos leitores


Endereço da página:

Links no texto: