Folha de S. Paulo


Pesquisa da USP associa vírus da zika a inflamação nos olhos em adultos

Picture-Alliance/DPA/O.Riveira
Europa pode ter surto de zika nos próximos meses, alerta OMSOrganização Mundial da Saúde afirma que chance de vírus se espalhar por países europeus é de baixa a moderada durante o fim da primavera e o verão. Ilha da Madeira e costa nordeste do Mar Negro, porém, têm alto risco.
Aedes aegypti, mosquito transmissor do vírus da zika

Pesquisadores da Faculdade de Medicina da USP em Ribeirão Preto acabam de publicar a primeira descrição de uma inflamação intraocular em adultos causada pelo vírus da zika.

Até então, acreditava-se que o vírus adquirido causasse apenas conjuntivite, que é uma inflamação da parte mais superficial do olho, e que somente a zika congênita (aquela que acomete bebês infectados na barriga da mãe) pudesse gerar lesões oculares mais graves.

Essa também é a primeira vez que o material genético do vírus foi isolado a partir de amostras de líquido de dentro do olho, o chamado humor aquoso, que fica na câmara anterior do órgão.

A descoberta saiu nesta quarta-feira (22) no periódico "The New England Journal of Medicine".

"Isso prova que o vírus pode ultrapassar as barreiras que protegem o olho contra infecções", diz João Marcello Furtado, professor do Departamento de Oftalmologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e um dos autores do estudo.

O caso relatado no periódico é de um homem de cerca de 40 anos que teve sintomas de zika e de conjuntivite ao mesmo tempo.

Ele fez uma avaliação oftalmológica onde foi evidenciada uma inflamação intraocular chamada uveíte, que pode ser causadas por agentes infecciosos como vírus, bactérias, protozoários ou por doenças autoimunes.

Como os médicos suspeitavam de que a zika estivesse causando a inflamação, coletaram uma amostra do líquido intraocular do paciente e fizeram um teste de zika tanto no sangue quanto no líquido do olho. "Para nossa surpresa, ambos deram positivos", conta Furtado.

O paciente foi tratado com colírio a base de corticoide, tratamento padrão para os casos de uveítes. "Como não existe tratamento específico para inflamação ocular causada por zika, nosso plano foi tentar controlar a inflamação, o que conseguimos com uma semana de tratamento".

Após o tratamento, o paciente recuperou sua visão normal, mas Furtado chama atenção para as possíveis consequências caso a infecção não tivesse sido tratada a tempo. "É possível que ele desenvolvesse uma catarata, ou que a pressão do olho aumentasse, o que poderia gerar um glaucoma", diz.

Doenças transmitidas pelo Aedes aegypti


Endereço da página:

Links no texto: