Folha de S. Paulo


Saúde Responde

Como tratar de disfunção erétil e aumento da próstata?

Tenho 58 anos. Faço atividade física e exames de rotina. Controlo glicemia via alimentação e medicação. Mas há dois anos comecei a ter dificuldades de ereção. Um médico me receitou testosterona. Meses depois, um exame constatou aumento da próstata. O médico me recomendou Cialis, que não fez efeito. Qual seria o tratamento?
V.P.

Antônio de Moraes Jr., da Sociedade Brasileira de Urologia, afirma que, pelo relato, é possível inferir que o leitor tem pelo menos três doenças: diabetes, disfunção erétil e hiperplasia benigna da próstata.

"Um urologista tem que olhar para o paciente como um todo e se atentar a todos os aspectos clínicos dele, como tabagismo, obesidade, consumo de álcool, tratamento do diabetes etc. Não basta dar remédio para ereção, tem que fazer novos exames e apontar os caminhos para resolver cada um desses problemas", afirma ele.

-

Envie sua Dúvida

A cada semana, nas edições de sábado do jornal impresso, a editoria de Saúde da Folha responde a uma pergunta dos leitores sobre saúde. É dada preferência a questões mais gerais sobre doenças, cuidados com a saúde e hábitos saudáveis.

Mande sua dúvida para o e-mail saude@grupofolha.com.br, informando nome completo e cidade. Por carta, escreva para Editoria de Saúde, al. Barão de Limeira, 425, 4º. andar, CEP 01202-900, São Paulo-SP.

Confira mais dúvidas enviadas pelos leitores


Endereço da página:

Links no texto: