Folha de S. Paulo


Rede social e CVV lançam ferramenta para prevenir suicídio

O Facebook lançou nesta terça (14), em parceria com o CVV (Centro de Valorização da Vida), uma ferramenta que vai ajudar a prevenir suicídio ou automutilação no Brasil.

Há mais de 50 anos o CVV ajuda a evitar essas situações com atendimento voluntário e gratuito a quem quiser conversar, sob total sigilo por telefone (através do número 141), e-mail, e chat 24 horas todos os dias.

A ferramenta traz informações para ajudar tanto quem identifica um conteúdo preocupante na rede social quanto quem compartilha ideias suicidas.

Divulgação
Mensagens ajudam quem postar ideias suicidas
Mensagens ajudam quem postar ideias suicidas

Quando alguém postar alguma coisa no Facebook que possa causar preocupações nesse sentido, qualquer pessoa poderá agir. Basta "Denunciar a publicação" clicando na seta que aparece à direita de um post e depois clicar em "Acredito que não deveria estar no Facebook". Na tela seguinte, é preciso escolher a opção "É ameaçador, violento ou suicida".

Esse conteúdo será então enviado para a equipe de análise e revisão da plataforma, que avalia o material.

A pessoa que fez a postagem preocupante vai receber uma notificação do Facebook com quatro opções: conversar com alguém conhecido ou de confiança, buscar auxílio dos voluntários da CVV, receber recomendações e dicas de como lidar com essa situação e voltar a navegação.

Quem denunciou a publicação também receberá mensagens que a ajudarão na tomada de decisão em uma situação que envolva ameaça de suicídio ou automutilação de um conhecido.

A rede social já havia trabalhado nesse sentido. Em fevereiro deste ano, lançou a Central de Prevenção ao Bullying em parceria com a Unicef e a Safernet Brasil.


Endereço da página: