Folha de S. Paulo


Sociedades médicas recomendam cirurgia bariátrica para tratar diabetes

Novas diretrizes elaboradas por mais de 40 sociedades médicas recomendam a cirurgia bariátrica como mais uma opção para o tratamento de diabetes.

Segundo o documento, a operação popularmente conhecida como redução de estômago deveria ser indicada a pacientes diabéticos com obesidade mórbida (IMC acima de 40), independentemente de seu nível de glicose, e pacientes com obesidade moderada e severa (IMC entre 30 e 40) quando a doença não puder ser controlada com medicamentos ou mudanças de estilo de vida.

O texto foi publicado na revista "Diabetes Care", que é editada pela Associação Americana de Diabetes. A recomendação da cirurgia para o tratamento de diabetes é baseada nas alterações metabólicas que ela causa, como o aumento da produção de insulina.

"Não queremos indicar a cirurgia com base apenas em peso em altura, mas sim selecionar os pacientes pela gravidade do caso. Há diabéticos com IMC de 31 que precisam mais do tratamento do que o indivíduo com IMC de 36", diz Ricardo Cohen, coordenador do Centro de Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e único brasileiro a participar da elaboração do documento.

Cohen afirma ainda que uma proposta de selecionar os candidatos à cirurgia por meio da gravidade de sua saúde, dando notas aos fatores de risco, já foi levada ao CFM (Conselho Federal de Medicina).

No Brasil, o órgão aprova a cirurgia para quem tem IMC acima de 40, ou 35 com doenças associadas, como diabetes e hipertensão.


Endereço da página: