Folha de S. Paulo


Saúde Responde

O que pode causar tontura e palidez no período pré-menstrual?

Pergunta de Gisele Carvalho - O que pode ocasionar tonturas, queda de pressão e palidez em adolescentes perto do período menstrual?
Segundo Alexandre Pupo, médico ginecologista do Hospital Sírio-Libanês, há algumas possibilidades para explicar esses sintomas. A primeira delas é a questão emocional.

"A antecipação de um evento que é considerado constrangedor para a pessoa pode gerar uma reação psicossomática por parte dela", afirma. Outra possível explicação é que no período pré-menstrual há um pico de progesterona. O hormônio então cai repentinamente para que dali a 24 a 48 horas ocorra a menstruação. Essa variação brusca poderia ocasionar os sintomas relatados.

Além disso, se a pessoa tem um fluxo intenso durante o ciclo, pode também sentir esses sinais. De qualquer forma, é importante se consultar com um médico para descartar outras causas importantes, como doenças cardiovasculares.

-

Envie sua Dúvida

A cada semana, nas edições de sábado do jornal impresso, a editoria de Saúde da Folha responde a uma pergunta dos leitores sobre saúde. É dada preferência a questões mais gerais sobre doenças, cuidados com a saúde e hábitos saudáveis.

Mande sua dúvida para o e-mail saude@grupofolha.com.br, informando nome completo e cidade. Por carta, escreva para Editoria de Saúde, al. Barão de Limeira, 425, 4º. andar, CEP 01202-900, São Paulo-SP.

Confira mais dúvidas enviadas pelos leitores


Endereço da página:

Links no texto: