Folha de S. Paulo


Uma droga que cura todo tipo de câncer nunca existirá, diz Drauzio Varella

Veja o vídeo

Uma droga que cura todos os casos de câncer nunca existiu e nunca existirá, afirma Drauzio Varella, médico cancerologista, sobre a fosfoetanolamina. A molécula, estudada por pesquisadores da USP, tem sido vista como uma espécie de tábua de salvação por pacientes com a doença.

Drauzio participou de debate na transmissão ao vivo da "TV Folha" desta terça-feira, da qual participou também o farmacêutico Adilson Kleber Ferreira, coautor de seis pesquisas com a substância publicadas em revistas científicas internacionais entre 2011 e 2013. A mesa foi comandada pela repórter especial e colunista da Folha Claudia Collucci.

"Nós temos mais de cem tipos de câncer, cada um deles divididos em subtipos. O de mama, por exemplo, tem mais de 20. E cada um é tratado com uma droga", afirma Drauzio Varella.

"Uma droga que funciona em um caso, não funciona no outro. Uma droga que cura todos os casos de câncer nunca existiu e nunca existirá. Mas quando você vê uma coisa dessas você cria uma expectativa absurda. Quando alguém argumenta que tem que dar uma esperança... Mas uma esperança falsa?"

Sobre o fato de quem toma a droga ou a defende argumentar que ela funciona e que o boicote é da indústria farmacêutica, tanto Drauzio como Kleber Ferreira concordam ser um absurdo ver as empresas como vilãs.

Sobre as pesquisas em andamento com fosfoetanolamina, o farmacêutico diz que continuam, em estudos pré-clínicos. Segundo ele, esses estudos mostraram que as células tumorais são mais sensíveis à fosfo do que as células normais. Em testes em camundongos, em alguns casos, ela também se mostrou mais eficaz que outras drogas conhecidas, diz. "Por enquanto, a fosfo é uma candidata a fármaco", detalha Kleber.

Sobre os riscos de usar uma droga sem bula e sem teste, de forma indiscriminada, Drauzio destaca que o principal é "acabar com uma droga que pode ser promissora, útil de verdade, em determinadas situações".

"Quando um paciente pede minha opinião a tratamento chamados de alternativos, eu digo que não conheço. E não prescrevo isso de jeito nenhum. Quem toma não conhece a doença, não sabe como ela funciona", afirma o médico.

"Se eu te chamar 100 pacientes aqui, cada um vai contar um chá ou um método que alguém da família indicou. Mas por que não fazem isso com dores mais simples, como enxaqueca? Pois sabe que não vai passar e não funciona. Mas se tem câncer e morre, vão falar 'ah, mas tinha câncer, mesmo'."


Endereço da página:

Links no texto: