Folha de S. Paulo


Saúde responde: Quantos raios X posso fazer por ano?

Quais são os níveis seguros para a exposição ao raio X? Já fiz alguns ao longo de 2015 e gostaria de saber se existe um número máximo de procedimentos que podem ser feitos ao ano.

C.F.

Não há número máximo de procedimentos por ano. Segundo Alair Santos, 1º secretário do Colégio Brasileiro de Radiologia, as radiografias devem ser feitas quando resultarem em benefício para o paciente e as exposições devem ser ajustadas a um valor mínimo que permita uma boa qualidade da imagem. Uma portaria do Ministério da Saúde define que as exposições de um indivíduo comum não devem exceder 1 mSv (o Sievert é a unidade que mede os efeitos biológicos da radiação em joules/Kg). Dados de associações médicas americanas apontam que, em uma radiografia de tórax, por exemplo, o corpo recebe 0,1 mSv. Se for do abdome, porém, o valor varia de 6 a 8 mSv. Segundo Santos, os danos dos raios X aos tecidos vivos podem ser reparados naturalmente.

*

ENVIE SUA DÚVIDA

A cada semana, nas edições de sábado do jornal impresso, a editoria de Saúde da Folha responde a uma pergunta dos leitores sobre saúde.

É dada preferência a questões mais gerais sobre doenças, cuidados com a saúde e hábitos saudáveis.

Mande sua dúvida para o e-mail saude@uol.com.br, informando nome completo e cidade.

Por carta, escreva para Editoria de Saúde, al. Barão de Limeira, 425, 4º. andar, CEP 01202-900, São Paulo-SP.


Endereço da página: