Folha de S. Paulo


Anéis de diamantes feitos de cabelos de crianças com câncer serão leiloados

Três anéis de ouro com diamantes feitos a partir dos fios de cabelos de crianças em tratamento contra o câncer serão leiloados na próxima segunda (13) em São Paulo.

As joias foram confeccionadas pelo designer Ara Vartanian em parceria com a agência África para a campanha "Unbreakable Hope", em prol do Graacc (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer).

Todo valor arrecadado no leilão será revertido à instituição, que atende em média 3.000 crianças e adolescentes por ano, 90% delas do sistema público de saúde.

Divulgação
Anel feito por Ara Vartanian com diamante produzido de cabelo de crianças com câncer, a ser leiloado pelo Graaac para arrecadar fundos
Anel feito por Ara Vartanian com diamante produzido de cabelo de crianças com câncer, a ser leiloado

Fios de cabelo e diamantes são formados por carbono. O processo para obter a pedra preciosa envolve alta tecnologia. As mechas de várias crianças atendidas no Graacc foram aquecidas até ficarem carbonizadas. O material foi então macerado e prensado.

Depois de virar uma pastilha, a mistura foi submetida a altíssima pressão. Lapidada, a pedra bruta se transformou em diamante.

Os três anéis trazem como diamante principal a pedra feita a partir dos fios de cabelo, acompanhado de outros menores nas opções negro, chocolate e transparente.

Segundo Pedro de Aguiar, da Dedalo Leilões, o lance inicial das joias será de R$ 18,8 mil. A participação pode ser presencial ou on-line.

Para o médico Antonio Sergio Petrilli, diretor técnico do Graacc, toda a ação que resultou na confecção das joias com diamantes teve um significado especial às meninas que lutam contra o câncer.

"A perda do cabelo mexe com elas. A ideia é genial. Resgata a autoestima e combate o preconceito." As adolescentes também foram maquiadas, penteadas e fotografadas com as joias. Os painéis estão no hospital do Graacc.

Segundo Petrilli, os recursos com a venda dos anéis entrarão na verba de custeio da instituição, que é referência no tratamento e pesquisa do câncer infantojuvenil.

"Vão virar seringas, agulhas, comida, como toda a ajuda que vem da sociedade. Se a gente não contasse com isso, não teríamos como oferecer o tratamento de qualidade que existe hoje", diz ele, fundador do Graacc.

Na instituição, os índices de cura contra o câncer infantil são de 70%, em média. Nos hospitais públicos, segundo Petrilli, são de 45%.

Leilão dos anéis
ONDE Dedalo Leilões – rua Oscar Freire, 232, casa 07, São Paulo, ou pelo site www.dedaloleiloes.com
DATA 13 de outubro de 2014
HORÁRIO a partir das 20h


Endereço da página:

Links no texto: