Folha de S. Paulo


Dieta com pouco carboidrato e rica em gordura emagrece mais, diz estudo

Quem segue uma dieta pobre em carboidratos e rica em gordura perde mais peso e tem menor risco cardiovascular do que quem adota um regime oposto, de acordo com um novo estudo.

A pesquisa foi financiada pelos NIH (National Institutes of Health dos EUA) e publicada na revista "Annals of Internal Medicine".

Dietas com bastante gordura são alvos de críticas porque elas elevariam o colesterol e outros fatores de risco para doenças cardiovasculares. A noção de que uma dieta gordurosa é ruim, ainda mais se for rica em gordura saturada, foi lançada há décadas com base na comparação das taxas de doenças entre grandes populações.

Mas estudos clínicos recentes que avaliaram como as pessoas reagiam a diferentes dietas por um determinado período mostraram que o risco cardíaco pode ser reduzido com uma alimentação com menos carboidratos e mais gordura, com exceção da gordura trans.

Ainda assim, o novo trabalho está longe de ser a palavra final no debate sobre as melhores dietas.

No estudo, 148 homens e mulheres foram divididos em dois grupos e tinham que seguir dietas diferentes que controlavam a quantidade de gordura e carboidratos, mas sem restrição de calorias.

Depois de um ano, as pessoas que ingeriram pouco carboidrato e muita gordura (principalmente insaturada, de origem vegetal) perderam mais de 3,6 kg, em média, do que as pessoas que estavam no outro grupo, e seus índices de colesterol "bom" eram maiores. A pressão arterial e o colesterol total eram similares nos dois grupos.

Já o grupo com pouca gordura perdeu peso, mas aparentemente perdeu mais músculo do que gordura.

Uma explicação para a redução do risco cardiovascular é que carboidratos refinados tendem a elevar uma forma menor, mais densa e mais perigosa do colesterol "ruim", que tem mais risco de entupir artérias. Já a gordura saturada eleva o colesterol "ruim" mais benigno, feito de partículas grandes e "fofas", e também aumenta o colesterol "bom".


Endereço da página: