Folha de S. Paulo


Richard Dawkins diz ser 'imoral' dar à luz bebês com síndrome de Down

O biólogo Richard Dawkins, autor do clássico "O Gene Egoísta" e professor da Universidade de Oxford (Reino Unido), causou polêmica no Twitter ao escrever que acredita ser "imoral" que bebês nasçam com síndrome de Down. As informações são da BBC.

O tuíte foi uma resposta a uma mensagem de uma usuária. Ela disse que enfrentaria um verdadeiro dilema ético se ficasse grávida e constatasse que seu bebê nasceria com a síndrome.

"Aborte e tente de novo", disse o biólogo. "É imoral trazer 'isso' ao mundo se você tiver escolha."

Danilo Verpa - 2.7.2009/Folhapress
Richard Dawkins, na Flip, em 2009; biólogo britânico provoca polêmica no Twitter
Richard Dawkins, na Flip, em 2009; biólogo britânico provoca polêmica no Twitter

O comentário causou reações enfurecidas na rede. "Eu lutaria até meus últimos dias pela vida do meu filho", tuitou mãe de criança com a síndrome. "Sem dilemas."

Apesar das reações, porém, Dawkins enfatizou ser a sua visão "civilizada". "São fetos diagnosticados com a doença antes de terem sentimentos", respondeu.

O biólogo disse ainda que não precisa se desculpar por se dedicar a uma questão moralmente filosófica de maneira lógica. "Há um lugar para emoções e esse não é um deles", afirmou.

Em um post posterior em seu blog, entretanto, ele diz apoiar filósofos que acreditam ser os portadores da síndrome já nascidos detentores de todos os direitos inalienáveis à pessoa –o que, segundo Dawkins, não é o caso de fetos.

"Um feto, sem um sistema nervoso desenvolvido, não tem", afirma.


Endereço da página: