Folha de S. Paulo


'Não tinha força para abrir pasta de dente', diz paciente que se recuperou do lúpus

A consultora de moda Astrid Sekkel, 48, tem lúpus há seis anos e participou dos testes de uma nova droga aprovada para o tratamento da doença. Leia depoimento:

*

"Comecei a perceber manchas arroxeadas na perna, dores nas articulações da mão e um cansaço muito grande. Fui ao dermatologista e ele disse que era uma picada de bicho. Tratei um ano como alergia e não melhorava.

A primeira reumatologista que procurei me disse que a doença era uma 'morte silenciosa'. Saí do consultório apavorada, chorando. Então decidi procurar uma segunda opinião. O médico me ofereceu para entrar no estudo clínico.

Muita gente próxima foi contra, porque você corre os riscos de ser a cobaia. Mas pensei que se o remédio não servisse para mim, poderia servir para outras pessoas.

Cada pessoa do teste reagiu de um jeito. Algumas ficaram enjoadas. Eu tinha sonolência no dia em que aplicava o remédio, mas acordava ótima.

As dores articulares pararam. Antes, não conseguia abrir a pasta de dente de manhã. Você fica absolutamente dependente. Hoje estou levando uma vida normal, faço pilates. Acordo sem dizer 'ai'."


Endereço da página:

Links no texto: