Folha de S. Paulo


Blogs de decoração que valorizam casas imperfeitas inspiram garimpo de objetos

A valorização de casas reais, originais e imperfeitas, no estilo "faça você mesmo", é o mote de uma leva de blogs de decoração que surgiram nos últimos anos.

Mesmo quem nunca tinha se aventurado na área agora usa os endereços como inspiração para, aos poucos, ajeitar a casa nova.

É o caso da publicitária Roberta Calazans, 30, e do artista plástico Rogério Campos, 33, que em março do ano passado se mudaram para um apartamento de 50 m2 em Vitória (ES) apenas com cama, geladeira, micro-ondas, máquina de lavar e chuveiro.

Os blogs serviram (e ainda servem) de referência para decorar a casa. A publicitária também se inspira na rede social Pinterest, que agrega imagens em murais virtuais.

"Conforme o dinheiro permitia e as boas oportunidades apareciam, nossa casa foi ganhando forma, cores, objetos, cheiros e sabores."

A decoração virou parte tão grande da vida dos dois que em março deste ano criaram um site (www.nacasadajoana.com.br) para vender pôsteres que Rogério começou a fazer para pendurar nas paredes da própria casa.

As inspirações virtuais dos blogs também foram úteis para a cientista social Francine Albernaz, 29, do Rio.

"Pintei móveis, imprimi imagens da internet e comprei molduras, fui garimpando. Tenho mais tesão em reformar do que comprar uma sala toda pronta. Depois é como um filho, dá orgulho."

Os móveis herdados do avô, cujo hobby era construir e reformar objetos, também foram repaginados.

"É a história da minha família, mas adaptada."

Para a decoradora Luciana Colesanti, que lançou o site Studio da Lu há sete anos, o número enorme de blogs sobre o assunto pode até ser um obstáculo ao seu trabalho.
"A informação está ali, basta querer fazer. Acho que o mercado ficou mais difícil para os profissionais porque as pessoas estão se arriscando mais. Já estou pensando em alternativas."

CARA DO DONO

O conceito de "decoração popular" permeia as escolhas de María Tortora, 32, do blog argentino Casa Chaucha, um mostruário de concepções estéticas de pessoas que não estudaram decoração.

"Sempre me atraiu a cenografia que escolhemos para passar a maior parte da nossa vida. Em Casa Chaucha, o que nos parece valioso é a beleza do que é original, criativo, do que não é posado e do que sai diretamente do interior das pessoas", diz Tortora, que é designer, fotógrafa e programadora web.

O que Tortora faz é percorrer residências de conhecidos e de leitores do seu blog para mostrar as soluções encontradas pelos moradores de acordo com suas histórias, seus interesses, seus gostos.

Um dos conselhos que dá é não desejar que a casa se pareça com outra já vista.

"Nutrir-se de referências estéticas é fundamental para enriquecer nossa visão, mas não é necessário que sejam referências atuais, que estão na moda", diz Tortora.

O "decore você mesmo", porém, exige dedicação.

"Tem que estar disposto a garimpar, a esperar. As coisas vão se encaixando aos poucos, é como montar seu próprio quebra-cabeças", conta Roberta.

Vivanne Pontes, autora do blog dcoracao.com, lembra ainda que essa receita não serve para todo mundo --e não há mal nenhum nisso.

"Tem gente que não tem habilidade ou tempo. Criar essa necessidade pode gerar mais angústia. Comprar uma coisa pronta, planejada, pode ser uma solução também."

MAIS BLOGS PARA SE INSPIRAR

Air BnB (em inglês e português)
É, na verdade, um site de aluguel de temporada de apartamentos em diferentes cidades do mundo, como Paris, Buenos Aires e San Francisco. Por isso tem uma bela e autêntica amostra de casas reais, que pode servir como fonte de inspiração

Casas Bacanas
Na mesma linha do Airbnb, é um site brasileiro de aluguel e venda de imóveis, mas, como o nome já indica, tem um mostruário de casas e apartamentos de fazer inveja

Dcoração
Um dos mais populares no Brasil, usa e abusa do conceito "bote a mão na massa", com instruções simples para decorar a casa (em geral, de maneira barata) e reaproveitar materiais. Tem também tutoriais de artesanato e traz muitas referências de sites e revistas estrangeiras

Quarto & Sala
Uma das premissas do site é se "afastar da sofisticação boba que atenta ao luxo clássico". Trata o design e a simplicidade com respeito. Mostra casas (e até baladas, como a Casa 92) com personalidade, criatividade e que sejam um pouco exóticas também

A Casa que Minha Avó Queria
A equipe do site pinça imagens inspiradoras de sites internacionais, traz tutoriais de reformas e de elaboração de objetos e oferece downloads de pôsteres e materiais para festas, como convites

Apartment Therapy (em inglês)
É um dos mais completos e antigos da seara de blogs de decoração da vida real, dividido em categorias para todos os gostos e necessidades: "antes e depois", organização, reforma, jardinagem etc. Dedica atenção especial aos apartamentos pequenos

Decor8 (em inglês)
Mescla imagens mais produzidas de casas --da moderna à mais romântica--, dicas de compras de objetos e até receitas. Seu forte são as dicas de artesanato "faça você mesmo" --seja para criar uma luminária de papel ou reformar uma cômoda básica

The Selby (em inglês)
O projeto do fotógrafo de moda e ilustrador Todd Selby mostra casas reais e supermodernas de diferentes países. Ali só figuram lares criativos, que refletem bem a personalidade de seus donos


Endereço da página:

Links no texto: