Folha de S. Paulo


Cidadão comum adere ao Dia de Doar

O Dia de Doar, também conhecido pela "hashtag" #diadedoar, foi realizado este ano em 1 de dezembro, e foi uma grande campanha descentralizada de mobilização pela doação.

Em apenas 24 horas, milhões de brasileiros foram atingidos pela mensagem da importância de doar e, melhor ainda, milhares deles efetivamente doaram, contribuindo com organizações da sociedade civil que tanto trabalham por um país melhor.

Alguns dos primeiros números conhecidos sobre o impacto do Dia de Doar nas redes sociais são bastante expressivos: no Instagram, as fotos que foram postadas com a hashtag da campanha - mais de 2.000 - receberam 1,1 milhão de curtidas.

No facebook, onde o Dia de Doar também foi bastante divulgado, 400 mil pessoas deram "curtir" em ações da campanha. No total, foram mais de 14 mil postagens em redes sociais, que só no Twitter alcançaram 131 milhões de impressões.

E se o Dia de Doar foi bem nas redes sociais, a campanha também teve grande sucesso na prática: uma ação realizada pela plataforma de financiamento coletivo ("crowdfunding) Juntos.com.vc recebeu R4 38 mils em 24 horas, beneficiando projetos de 24 organizações pelo país.

Outra iniciativa, do Paypal, em que eles estavam doando um real a cada real doado a uma das nove organizações selecionadas, mobilizou R$ 34 mil durante o Dia de Doar.

E mesmo quem fez sua própria ação para doações, como a Associação Acorde, conseguiu captar R$ 40 mil tendo o Dia de Doar como mote.

Uma outra iniciativa muito interessante este ano foi o prêmio #diadedoar, criado por um grupo de seis empresas de tecnologia, nacionais e internacionais, e liderado pela SurveyMonkey Brasil.

O prêmio buscou identificar a ação mais criativa realizada por ONGs durante o Dia de Doar, e recebeu mais de 40 inscrições de instituições de todo o país.

Um grande sucesso, cujo resultado vai inspirar outras boas ideias em 2016.

No total, em números de parceiros cadastrados na página do Dia de Doar na internet, a campanha dobrou de tamanho. A grande maioria dos parceiros são organizações da sociedade civil que se dispuseram a fazer alguma ação de mobilização no dia, e há também um grande número de indivíduos cadastrados (os embaixadores sociais) e empresas.

De forma geral, a grande conquista da campanha este ano foi ter finalmente alcançado o cidadão comum.

Um bom exemplo foi o vídeo gravado espontaneamente pela blogueira do Eu Testei, em que ela fala sobre a campanha, o porque ela é importante e a doação que ela tinha realizado.

Para que isso acontecesse, o Dia de Doar produziu um vídeo promocional que teve milhares de acessos, foi transmitido em rede nacional por canais de televisão aberta, como a Rede Globo, e compartilhado por todo o país.

Agora, o desafio é planejar os próximos passos. Em 2016, o Dia de Doar será realizado dia 29 de novembro, alinhado mais uma vez à campanha global do #GivingTuesday, e esperamos que ela siga crescendo e alcançando cada vez mais os brasileiros.

Sucesso, para o Dia de Doar, significa alcançar mais pessoas, vê-las espontaneamente participando da campanha e, principalmente, aumentar a quantidade de doadores no Brasil, disseminando a cultura de doação.

Em poucos anos, o Dia de Doar estará tão consolidado que ele mal precisará ser divulgado: todo mundo já o estará esperando, como acontece com o Outubro Rosa. Nesse momento, o país estará se aproximado do que o Movimento por uma Cultura de Doação espera: uma sociedade mais solidária, na qual fazer o bem e doar é parte da rotina de cada indivíduo, das famílias, das escolas, das empresas e etc. Quando chegarmos a esse momento, teremos sem dúvida um país melhor para todos os brasileiros.

JOÃO PAULO VERGUEIRO, diretor-executivo da ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos, parceira do Prêmio Empreendedor Social).


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