Folha de S. Paulo


Inovação social

O desenvolvimento do terceiro setor no Brasil, o surgimento do setor de negócios sociais, a modernização do setor público e o aumento do número de empresas atentas aos aspectos socioambientais de suas operações aumentaram a complexidade do setor social.

Com o crescimento do setor, vieram vários novos termos, como empreendedor social e inovação social. Empreendedor social é o nome deste site e pode ser definido como um agente de transformação da sociedade que empreende uma nova tecnologia social ou um novo empreendimento com fim social.

Inovação é comum no mundo dos negócios, mas é menos utilizada no setor social.

No Hub, trabalhamos com esse tema desde 2005, em Londres, e, a partir de 2006, no Brasil.

Inovação social é uma nova solução para um problema social. Uma solução mais efetiva, eficiente, sustentável ou justa que as soluções já existentes, e que, prioritariamente, gere valor para a sociedade como um todo ao invés de beneficiar apenas alguns indivíduos.

Essa é a definição de inovação social cunhada pela Stanford Social Innovation Review, a publicação mais reconhecida sobre o tema.

Inovação social na prática já ocorre há muito tempo, mas o uso do conceito é mais recente e tem-se tornado cada vez mais relevante à medida que os desafios socioambientais ficam mais complexos.

Podemos encontrar inovações sociais em vários setores no Brasil e no mundo em diferentes contextos: empresas, governo, organizações sociais e movimentos.

Existem alguns mais conhecidos: o microcrédito e seu maior ícone, Muhammed Yunus; a metodologia de educação inovadora da Kahn Academy (utiliza vídeos e outras ferramentas on-line para melhorar a qualidade do aprendizado das pessoas e alcançar um público maior); os geradores de energia renovável acessíveis do Fábio Rosa, no sul do Brasil, entre outros.

Também podemos identificar inovações sociais no nosso dia a dia.

Associações de moradores identificando novas formas de se organizar, empresas que tornam serviços como crédito, educação e saúde acessíveis para mais gente a preços justos, organizações sociais criando novos serviços de apoio para reduzir a pobreza e aumentar a qualidade de vida das pessoas de baixa renda.

As inovações sociais não envolvem necessariamente o uso de tecnologias avançadas, mas certamente a tecnologia tem permitido a aceleração do ritmo de mudança no setor social.

O Hub identifica e alavanca inovações sociais como essas. Se você tem uma ideia e quer colocá-la em prática para solucionar um problema socioambiental, entre em contato com o Hub para ver como pode se tornar membro e colocar sua ideia no mundo.

Todos os dias, recebemos jovens de todas as idades com ideias incríveis que vão fazer a diferença no mundo.

Em um mesmo dia encontramos o grupo de jovens do Imagina na Copa, que tem inspirado muitas pessoas no Brasil a mudar o olhar e começar a fazer a diferença para construirmos um país incrível até a Copa do Mundo; a empresa Djengo, que desenvolveu um sistema inteligente para fomentar a cultura da carona em organizações; o Casas & Cafofos, que desenvolve o layout de pequenos comércios na periferia para potencializar o desenvolvimento local; e os colaboradores da Natura, que atuam como intraempreendedores sociais. Imagine o que esse grupo cria quando se junta no Hub!

Como disse Einstein, "insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes". Então, que tal buscarmos novas soluções para os desafios socioambientais?

Não temos a resposta para todos os desafios, mas sabemos que a solução passa por colaboração e inovação e é isso que promovemos no dia a dia nos Hubs pelo mundo.

HENRIQUE BUSSACOS é fundador do Hub São Paulo e diretor-presidente da associação internacional de Hubs.


Endereço da página:

Links no texto: