Folha de S. Paulo


Tiê, Taís Araújo, Zeca Camargo e Cleto Baccic sobem ao palco de premiação

Estão definidas todas as atrações da noite da 13ª edição do Prêmio Empreendedor Social, nesta segunda-feira (6), em São Paulo.

Passarão pelo palco do Teatro Porto Seguro nomes conhecidos do público, como a atriz Taís Araújo e o jornalista Zeca Camargo, que apresentam o concurso, e outros não tão famosos, mas igualmente inspiradores, como o coral Coração Jolie, composto por crianças refugiadas.

Em uníssono, os convidados da noite dizem acreditar que o trabalho realizado por esses empreendedores contribuem para transformar o país num lugar mais justo.

"Quero, cada vez mais, estar perto e conhecer pessoas que trabalhem pelo bem da nossa sociedade, pessoas com a consciência de que a melhoria da vida de cada indivíduo gera impacto na vida de todos nós", afirma Taís.

Para Zeca, tão importante quanto reconhecer os trabalhos é fazer com que "as ideias e a energia dos finalistas possa se espalhar e contagiar outros brasileiros transformadores".

Quem também pretende contagiar a plateia é o coral composto de crianças de quatro a 12 anos, vindas do Iêmen, Jordânia, Palestina, Síria, Nigéria, República Democrática do Congo e Angola.

Elas encontraram na música uma forma de superar o passado guerra, perseguição e desastre, em busca de um futuro com mais esperança.

"No Brasil, o empreendedorismo é uma forma de o brasileiro se reinventar diante da crise. No coral também enxergamos pequenos empreendedores que estão se reinventando, se tornando protagonistas de uma nova vida", diz Vivianne Reis, coordenadora do projeto.

O ator Cleto Baccic promete outro momento emocionante. Ele vai apresentar a música "O Sonho Impossível", cena do musical "O Homem de la Mancha", dirigido por Miguel Falabella e inspirado no clássico espanhol de Miguel de Cervantes.

Segundo Baccic, os versos são uma ode aos que sonham e realizam. "Lançamos luz naqueles que, como Dom Quixote, lutam pela justiça e pelo bem comum, defendendo um ideal."

Fechando a noite, a cantora paulistana Tiê cantará músicas que falam de "plantar sementes dos sonhos bons" e de "fazer o bem", que, para ela, é o sentimento que une a todos neste evento.

INSPIRAÇÃO

Eles irão homenagear as estrelas da cerimônia: os seis finalistas que concorrem, em concurso realizado pela Folha e pela Fundação Schwab, como melhores negócios de impacto social, em três categorias.

Na categoria principal, estão ideias inovadoras como de uma prisão onde os presos detêm as chaves das celas e o índice de reincidência é quatro vezes menor que o das cadeias comuns. De uma empresa que oferece microcrédito para a base da pirâmide que não é atendida pelos bancos. E de um aplicativo que coleta assinaturas para projetos de lei de autoria popular.

Na categoria Empreendedor Social de Futuro, para iniciativas de jovens até 35 anos, está um projeto que leva consulta e óculos de baixo custo aos rincões do país, outro que incentiva o consumo de saladas em periferias de cinco Estados e o terceiro que mobiliza jovens para influenciar a formulação de políticas públicas na educação.

Todos disputam ainda a Escolha do Leitor, numa votação aberta ao público.

A premiação tem patrocínio de Coca-Cola, IEL, uma iniciativa da CNI (Confederação Nacional da Indústria) e Fundação Banco do Brasil. Conta com a Latam como transportadora oficial e o apoio do Instituto C&A e do Teatro Porto Seguro. ESPM, Fundação Dom Cabral, Insper e UOL são parceiros estratégicos.

Prêmio Empreendedor Social 2017 - Teatro Porto Seguro - alameda Barão de Piracicaba, 740, Campos Elíseos, São Paulo, SP. Seg. (6): 19h.


Endereço da página:

Links no texto: