Folha de S. Paulo


Folha debate trabalho forçado e imigração na moda nesta quinta

O evento "Diálogos Transformadores", com o tema "Trabalho e Imigração na Indústria da Moda", vai ser realizado nesta quinta-feira (28), às 16h, no Teatro Folha.

O encontro reúne o jornalista Leonardo Sakamoto, fundador da ONG Repórter Brasil, a procuradora Cristiane Lopes, coordenadora do grupo de trabalho sobre migrantes e refugiados do Ministério Público do Trabalho, e Edmundo Lima, diretor-executivo da ABVTex (Associação Brasileira do Varejo Têxtil).

Eles irão dialogar com Peter Poschen, diretor do escritório brasileiro da OIT (Organização Internacional do Trabalho), e com o padre Paolo Parise, da equipe de coordenação da Missão Paz.

Esta edição, realizada pela Folha em parceria com a Ashoka e apresentada pelo Instituto C&A, traz dois depoimentos de quem tem o propósito de combater o trabalho forçado.

O primeiro é Dariele Santos, cofundadora do Instituto Alinha, uma plataforma de aceleração para oficinas de costura e apoio ao empreendedorismo, como forma de melhorar as condições de trabalho na cadeia da moda.

O outro é Soledad Requena De Spyer, coordenadora de migração e gênero do Cami (Centro de Apoio e Pastoral do Migrante), que usa o futebol conscientizar imigrantes, principalmente bolivianas, sobre seus direitos como trabalhadoras.

Uma dessas mulheres, Lídia Romero, estará no evento para contar sua história de exploração em oficinas no Brasil.

O debate será transmitido na íntegra nesta sexta (29), às 16h, pela "TV Folha".


Endereço da página:

Links no texto: