Folha de S. Paulo


Programa estimula grandes empresas a criar seus próprios negócios sociais

Divulgação
Primeira edição do Yunus Corporate Action Tank no Brasil, em 2016
Primeira edição do Yunus Corporate Action Tank no Brasil, em 2016, reuniu seis empresas

A Yunus, parceira do Prêmio Empreendedor Social, lançou a segunda edição do Yunus Corporate Action Tank no Brasil. O programa ajuda grandes empresas a realizar negócios sociais ligados a sua área de atuação.

Um negócio social tem por objetivo resolver problemas que atingem pessoas de uma cidade, Estado ou país e seu lucro é reinvestido na própria empresa.

Para que possam conhecer mais sobre esse tipo de negócio, representantes das organizações recebem capacitação, desenvolvem protótipos, verificam sua viabilidade financeira e criam planos de implementação, com auxílio da Yunus.

A Ambev foi uma das participantes da primeira edição do programa, em 2016. Como parte do projeto, a fabricante de bebidas entrou no segmento de águas lançando a Ama, seu primeiro negócio social.

Ela é vendida como qualquer outra água no mercado, a diferença é que 100% do seu lucro é reinvestido em outros negócios sociais que buscam resolver o problema de acesso à água no Brasil.

Exemplo disso é o projeto de agricultura sem desperdício de água da Sea Jr, que venceu o desafio para empresas juniores co-realizado pela Ama, e será implantado no semiárido.

Esse ano, o programa da Yunus conta com a participação da Natura, Johnson & Jonhson, Nestlé, Caixa Econômica Federal e Fenae.


Endereço da página:

Links no texto: