A Yunus, parceira do Prêmio Empreendedor Social, lançou a segunda edição do Yunus Corporate Action Tank no Brasil. O programa ajuda grandes empresas a realizar negócios sociais ligados a sua área de atuação.
Um negócio social tem por objetivo resolver problemas que atingem pessoas de uma cidade, Estado ou país e seu lucro é reinvestido na própria empresa.
Para que possam conhecer mais sobre esse tipo de negócio, representantes das organizações recebem capacitação, desenvolvem protótipos, verificam sua viabilidade financeira e criam planos de implementação, com auxílio da Yunus.
A Ambev foi uma das participantes da primeira edição do programa, em 2016. Como parte do projeto, a fabricante de bebidas entrou no segmento de águas lançando a Ama, seu primeiro negócio social.
Ela é vendida como qualquer outra água no mercado, a diferença é que 100% do seu lucro é reinvestido em outros negócios sociais que buscam resolver o problema de acesso à água no Brasil.
Exemplo disso é o projeto de agricultura sem desperdício de água da Sea Jr, que venceu o desafio para empresas juniores co-realizado pela Ama, e será implantado no semiárido.
Esse ano, o programa da Yunus conta com a participação da Natura, Johnson & Jonhson, Nestlé, Caixa Econômica Federal e Fenae.