Folha de S. Paulo


Websérie aborda potencialidades de uma agricultura mais sustentável

Websérie 'Diálogos' aborda viabilidade de uma agricultura mais sustentável

A agricultura sustentável seria suficiente para produzir alimentos para as 7 bilhões de pessoas e fornecer matéria-prima para a moda? A pergunta é o cerne do novo episódio da websérie "Diálogos Transformadores Nova Agricultura", lançado nesta quinta-feira (14).

O curta é fruto do debate realizado na Folha, em parceria com a Ashoka, com especialistas, ambientalistas e empreendedores sociais, no fim de junho. O encontro, apresentado pelo Instituto C&A, também resultou em um documento, disponível em PDF, que complementa a discussão.

Para Pedro Paulo Diniz, que está à frente da Fazenda da Toca desde 2007, quando começou a transição da cultura tradicional para a agroecológica, é possível produzir de uma maneira diferente.

"Acredito piamente que dá para alimentar o mundo com o orgânico", afirmou um dos três protagonistas do evento. "O maior produtor orgânico do mundo, Leon Tinobal, tem 12 mil hectares de cana orgânica. A produtividade é 40% maior do que no [modelo] convencional."

Já Arlindo de Azevedo Moura, presidente da Abrapa (Associação Brasileira de Produtores de Algodão) que participou como debatedor, não vê como produzir 2 bilhões de toneladas de alimentos por ano somente com agricultura orgânica. "A Abrapa não é contra o orgânico. Mas tem momentos que não é viável."

INICIATIVAS

Apesar de ainda pouco representativa atualmente, a transição agricultura sustentável tem potencial gerar mais de 200 milhões de empregos até 2050, segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura).

No evento, para mostrar a viabilidade e a aplicação de uma forma menos nociva de produzir, Cláudio Spínola, integrante da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais, apresentou sua história na fundação da Morada da Floresta.

"Todo mundo que mora em uma casa, em um apartamento, pode tomar decisões para minimizar seus impactos", disse. Hoje, mais de 10 mil famílias compostam, com seus produtos, 20 toneladas de resíduo orgânico por dia.

Também participaram do evento Alex Atala, chef do D.O.M. e fundador do Instituto Atá, e Silvio Moraes, representante da ONG Textile Exchange no Brasil, como protagonistas; Laércio Meirelles, coordenador da ONG Centro Ecológico, e Rogério Pereira Dias, coordenador de agroecologia no Ministério da Agricultura, como debatedores.

O segundo caso inspirador foi apresentado por Andrea Sousa Lima, coordenadora de projetos da ONG Esplar, que desenvolve atividades de agricultura familiar, fortalecendo a mulher no semiárido brasileiro.

A próxima edição do "Diálogos Transformadores" está marcada para quinta-feira (28) para discutir o tema "Trabalho e Imigração na Indústria da Moda", com apoio do Instituto C&A.

"Diálogos Transformadores Nova Agricultura: Uma Produção Mais Sustentável de Alimentos e Fibras" tem apoio do Instituto C&A


Endereço da página:

Links no texto: