Folha de S. Paulo


Uso de dados do câncer para aliviar via-crúcis de pacientes é tema de fórum

Paulo Pinto/Folhapress
Crianças na quimioteca do Instituto de Oncologia, em SP
Crianças na quimioteca do Instituto de Oncologia, em SP

A jornada do paciente em busca do diagnóstico de câncer no serviço público de saúde e, depois, a via-crúcis para que o tratamento seja iniciado em até 60 dias, como previsto em lei, será discutida no Fórum Big Data em Oncologia, nesta quarta-feira (9), em São Paulo.

Para os organizadores, o grande volume de dados, chamado de "Big Data", gerados no setor de saúde tem impacto direto nas decisões de gestores e na qualidade do diagnóstico e tratamento.

A partir do uso dessas informações, seria possível definir quais as melhores terapias a serem adotadas e até mesmo acompanhar de perto como os pacientes vêm sendo atendidos, em especial nos serviços públicos.

Um exemplo disso é o estudo do Observatório de Oncologia que avaliou dados abertos do Instituto Nacional de Câncer. Ele mostrou que a lei 12.732 (conhecida como lei dos 60 dias) ainda não é cumprida e há grandes diferenças entre as regiões do país. Os resultados serão apresentados no fórum.

Na palestra de encerramento, o médico e escritor Drauzio Varella falará sobre como a tecnologia pode ajudar profissionais a diagnosticar um câncer de modo mais preciso.

O fórum é organizado pelo Movimento Todos Juntos Contra o Câncer, com apoio do Observatório de Oncologia, do Instituto Vencer o Câncer, da Fundação Laço Rosa e da Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia), vencedora do Prêmio Empreendedor Social em 2013.

Fórum Big Data em Oncologia - Auditório do Masp - av. Paulista, 1578, Bela Vista, São Paulo, SP. Qua. (9). Das 14h às 18h30. GRÁTIS


Endereço da página:

Links no texto: