Folha de S. Paulo


Roteiro de turismo comunitário leva viajantes para Vale do Jequitinhonha

Em uma imersão nos contrastes do Vale do Jequitinhonha, o roteiro "Do Barro à Arte" mostra o capital social da região no norte de Minas Gerais, berço de forte tradição de artesanato em cerâmica.

Tido como celeiro artístico do estado, a pobreza gerada pela seca e pela falta de empregos convive com rica cultura, chamando atenção, inclusive, para roteiros quilombolas.

O mergulho na arte e história do local está marcado para sair no domingo (23), de Belo Horizonte, com a primeira parada em Diamantina, local de grande importância durante do o Ciclo do Ouro.

O roteiro inclui ainda oficinas de modelagem em cerâmica em Campo Alegre e pintura das peças modeladas em Campo Buriti, tudo feito junto com as artesãs locais.

O pacote conta com acomodação, refeições caseiras e tradicionais no Vale do Jequitinhonha, curadora de arte acompanhando o grupo, oficinas e workshops, entre outras coisas –até aquelas que o dinheiro não compra.

Para mais informações, acesse o site da Vivejar, negócio social cofundado Marianne Costa, que também está por trás da Raízes Desenvolvimento Sustentável, finalista do Prêmio Empreendedor Social 2012, e integra a Rede Folha de Empreendedores Socioambientais.

Rota dos Quilombos


Endereço da página:

Links no texto: