Folha de S. Paulo


'Diálogos Transformadores' traz em websérie casos de economia circular

Minidocumentário "Economia Circular"

O minidocumentário "Economia Circular - Um Jeito Novo de Produzir e Consumir" abre a websérie "Diálogos Transformadores" em 2017, nesta quarta-feira (14), indicando a urgência e a necessidade de implementação de um novo modelo econômico.

"É fazer funcionar uma economia com recursos finitos, de maneira que seja regenerativa e restaurativa por princípio", explicou Luísa Santiago, presidente da Ellen MacArthur Foundation no Brasil, organização que colocou o assunto na agenda mundial.

Ela fez parte do trio protagonista do debate realizado em abril pela Folha, em parceria com a Ashoka e apresentado pelo Instituto C&A.

O evento também teve a participação de Jonas Lessa, cofundador da Retalhar, que atua na logística reversa na cadeia têxtil, e Carlos Ohde, diretor geral do Sinctronics, indústria pioneira na transformação de eletroeletrônicos usados em matéria-prima para novos equipamentos.

O vídeo também trata da urgência da instalação de um novo modelo. "A economia circular está dando os primeiros passos, enquanto o problema que temos hoje está a passos larguíssimos", afirmou Hélio Mattar, que participou como debatedor ao lado de Fernanda Paes Leme, apresentadora do programa 'Desengaveta', da GNT, e Ricardo Abramovay, professor de Economia na USP.

Os melhores momentos do encontro também foram consolidados em um documento, disponível em PDF. Os dois materiais explicam como funciona o modelo circular, em contraposição ao linear, os desafios para sua implantação, além de bons exemplos que mostram na prática que a mudança é possível.

O conteúdo será, ainda, distribuído em escolas onde os integrantes da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais atuam como multiplicadores.

O "Diálogos Transformadores" já tem a próxima edição marcada para terça-feira (27), quando debaterá com personalidades, como o chef Alex Atala, e especialistas o tema "Nova Agricultura: Uma Produção Mais Sustentável de Alimentos e Fibras", também com apoio do Instituto C&A.

"Diálogos Transformadores Economia Circular - Um Jeito Novo de Produzir e Consumir" tem apoio do Instituto C&A


Endereço da página:

Links no texto: