Folha de S. Paulo


Atala, do Atá, e Diniz, da Fazenda da Toca, debatem agricultura sustentável

Diferentes formas de tornar a produção agrícola mais sustentável para o planeta vêm ganhando força nos últimos anos. A aplicação pode ser feita nas mais diversas indústrias, da têxtil –a segunda mais poluente–, utilizando algodão orgânico, por exemplo, à alimentícia, diminuindo o uso de agrotóxicos.

Para discutir o cenário e a implantação dessa maneira de produzir, empreendedores sociais, especialistas e ambientalistas se reúnem em mais um evento da série "Diálogos Transformadores", que debaterá o tema "Nova Agricultura: Uma Produção Mais Sustentável de Alimentos e Fibras", na terça-feira (27), em São Paulo.

O evento realizado pela Folha, em parceria com a Ashoka, reúne Pedro Paulo Diniz, criador da Fazenda da Toca, de produtos orgânicos; o chef Alex Atala, fundador do Instituto Atá, que trabalha pelo fortalecimento da cadeia do alimento brasileiro; e Silvio Moraes, representante para a América Latina da Textile Exchange e pesquisador de algodão orgânico, como protagonistas.

O trio participa de entrevista e debate com Rogério Dias, coordenador de agroecologia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; e Laércio Meirelles, pioneiro no desenvolvimento de certificações participativas de orgânicos, metodologia exportada para mais de cem países.

Esta edição, apresentada pelo Instituto C&A, traz também os casos inspiradores de Cláudio Spínola, fundador da Morada da Floresta, referência em práticas sustentáveis na cidade de São Paulo; e Andrea Sousa Lima, que usa a agricultura agroecológica como ferramenta para empoderar mulheres na região do semiárido brasileiro.

"Os 'Diálogos Transformadores' são um espaço de atualização, inspiração, engajamento e ação. As soluções que criam futuros sustentáveis já estão acontecendo hoje", afirma Wellington Nogueira, presidente da Ashoka Brasil. "A missão da nossa parceria com a Folha é criar esse importante espaço de disseminação dessas iniciativas para potencializar seu impacto."

"Acreditamos que o diálogo e a colaboração entre especialistas, empreendedores sociais e todos aqueles interessados em promover transformações positivas na sociedade é fundamental para que a agenda de sustentabilidade avance", afirma a diretora executiva do Instituto C&A, Giuliana Ortega. "Por isso, estamos apoiando uma série de três 'Diálogos Transformadores' que discutirão temas relevantes para a sustentabilidade da indústria da moda e de tantos outros setores, como economia circular, agricultura familiar e trabalho forçado."

A íntegra do evento poderá ser acompanhada também pela internet, na transmissão ao vivo da "TV Folha".

O conteúdo da discussão, que se propõe a apontar caminhos, será ainda transformado em um minidocumentário para websérie no canal "Diálogos Transformadores".

"É uma iniciativa que leva a excelência editorial da Folha para uma série de conteúdos multimídia sobre importantes temas da agenda socioambiental por meio de diálogos que começam na 'TV Folha', continuam no nosso auditório e chegam até a escola", afirma Sérgio Dávila, editor-executivo do jornal. "Além de informar, apontar caminhos e conscientizar, é também uma oportunidade de mobilizar a Rede Folha de Empreendedores.

Diálogos Transformadores - Nova Agricultura: Uma Produção Mais Sustentável de Alimentos e Fibras - Auditório da Folha de S.Paulo - alameda Barão de Limeira, 425, 9º andar, Campos Elíseos, São Paulo, SP. Ter. (27): das 16h às 18h. GRÁTIS


Endereço da página:

Links no texto: