Folha de S. Paulo


Déficit de água pode chegar a 40% em 2030; veja 7 projetos contra a escassez

Todos sabemos que precisamos economizar água, mas poucos sabem da dimensão atual do problema. Nesta quarta-feira (22), o Dia Mundial da Água traz à tona desafios e soluções já encontradas para escassez e acesso.

Nas últimas décadas, por exemplo, o consumo deste bem cresceu duas vezes mais do que a população. Se continuarmos nesse ritmo, em 2030 o mundo enfrentará um déficit no abastecimento de 40%.

Os dados trazidos pelo Relatório Mundial das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento de Recursos Hídricos de 2015 são alarmantes, pois a situação pede urgência.

Como consumidores, podemos adotar alguns hábitos para economizar água, tanto em ações comuns como não ficar muito tempo embaixo do chuveiro, quanto ao repensarmos o consumo de certos itens, tal qual a carne bovina, que exige mais de 15 mil litros para cada quilo produzido.

Não só os cidadãos, no entanto, têm que tomar iniciativa. Empresas, governo e organizações do terceiro setor devem contribuir para que o cenário mude.

Veja abaixo projetos que já estão em prática para garantir acesso e reduzir o consumo de água, além algumas ações que podemos adotar.

  1. Não lave mais louça - Não, você não precisa deixar a louça eternamente na pia, mas usar a máquina de lava-louças pode levar a uma economia de 27 mil litros em um ano ou 55 caixas d'água de 500 litros.
  2. Não lave roupa todo dia - Cada ciclo de uma lavadora de cinco quilos consome 135 litros, então a dica é acumular a roupa até a capacidade máxima da máquina.
  3. Lata d'água na cabeça –ou no chão - Colocar um balde no chuveiro enquanto espera ele esquentar é uma forma de reaproveitar cerca de oito litros de água para lavar roupas, quintal, carro etc.
  4. Reaproveite - Antes de fazer qualquer compra, reflita sobre a necessidade do produto novo, dê preferência a itens duráveis e pense se não pode pegar emprestado, comprar usado ou fazer uma troca.
  5. Carne fraca - Diminua o consumo de carne bovina, que exige muita água na produção, substituindo por outras fontes de proteína, como ovo, frango e peixe.

Endereço da página:

Links no texto: