Folha de S. Paulo


Iniciativa busca instituições que promovam a equidade de gênero

Uma iniciativa irá mapear o ecossistema de organizações que promovam a equidade de gênero e o empoderamento feminino no Brasil.

Para isso, a chamada Plataforma UNA abriu o cadastro para instituições que trabalhem com esses temas de maneira declarada em sua missão, eixos temáticos e/ou estratégias.

O objetivo é reunir, em um local único e de fácil acesso, informações relevantes sobre iniciativas que lidam com questões relacionadas a gênero, para conexões e ampliar os resultados.

Para o mapeamento, sera utilizada uma plataforma tecnológica que, em um primeiro momento, possibilitara o cadastro das organizações por meio de preenchimento de um questionário eletrônico. Essas informações serão utilizadas para traçar o perfil de cada organização, bem como identificar as conexões entre elas.

Em um segundo momento, essa plataforma tera a func'ao de automatizar, tornar inteligente e perpetuar o processo de mapeamento e identificac'ao de conexoes, uma vez que permitira que novos atores se cadastrem e apontem as parcerias e os relacionamentos com as organizações pré-existentes, ou indiquem outras a serem incluídas na plataforma.

A participação é gratuita e voluntária, e o cadastro para a primeira etapa foi prorrogado e deve ser feito pelo site até 10 de abril.

Podem se inscrever as seguintes iniciativas e organizações:

  • Organizações da área social especializadas/com projetos no tema mulher;
  • Organizações multilaterais (BID, Banco Mundial, Sistema ONU etc.);
  • Movimentos sociais;
  • Redes sociais;
  • Coletivos;
  • Secretarias e órgãos de governo (federal, estadual e municipal);
  • Think tanks que focam ou tangenciam a temática;
  • Departamentos ligados aos Poderes Legislativo e ao Judiciário;
  • Departamentos de relações internacionais de outros países no Brasil (embaixadas, câmaras de comércio bilaterais etc.) desde que desenvolva ação em território brasileiro com independência;
  • Organizações do Sistema S;
  • Associações, fundações e conselhos setoriais (CNI, Fiesp etc.);
  • Sindicatos;
  • Organizações de fomento à pesquisa (CNPq, Fapesp etc.);
  • Academia;
  • Imprensa e órgãos de comunicação focados na temática;
  • Redes de fomento relacionadas ao tema (exemplo: Mulheres do Brasil e Rede de Mulheres Líderes pela Sustentabilidade);
  • Empresas com ações e projetos focados no público-alvo principal feminino ou investimentos nessa temática (micro, pequeno, médio a grande portes);
  • Institutos e fundações empresariais (responsabilidade social e investimento social privado);
  • Organizações que fomentam o empreendedorismo feminino;
  • Bancos e fundos de investimento;
  • Grupos de mulheres;
  • Consultorias e empresas de pesquisa.

A iniciativa é realizada pelos apoiadores do Prêmio Empreendedor Social Womanity Foundation e Instituto C&A, junto com ONU Mulheres, BrazilFoundation, Blossom, Ibeac e ponteAponte, com WomenWhoCode na execução da programação.


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