Folha de S. Paulo


Artemisia seleciona negócios de impacto para programa de aceleração

Divulgação
Artemisia abre programa de aceleração de startups de impacto social
Artemisia abre programa de aceleração de startups de impacto social

A Artemisia, parceira do Prêmio Empreendedor Social, está selecionando empreendedores de negócios de impacto social inovadores, para o programa Aceleradora.

Serão escolhidos negócios altamente qualificados, com expertise no setor no qual atuam e genuinamente interessados em oferecer produtos e serviços escaláveis, voltados para melhorar a qualidade de vida da população de baixa renda.

As inscrições podem ser feitas pelo site até 13 de março.

A próxima edição da Aceleradora tem início previsto para julho de 2017. Com seis meses de duração, o processo tem por objetivo acelerar o crescimento do negócio em um curto período de tempo e refinar o impacto social da solução, além de preparar e conectar as empresas com potenciais investidores.

Pioneira na disseminação e fomento de negócios de impacto social no Brasil, a Artemisia está em busca de negócios que oferecem, soluções escaláveis para resolver problemas sociais. O programa intensivo desafia os empreendedores a refinar o modelo de negócio e a potencializar o impacto social em um ambiente de cocriação e colaboração – um processo que envolve conexão com outros empreendedores, mentores, investidores e potenciais parceiros.

Entre os critérios de seleção estão o impacto social – negócios com produtos e serviços desenhados para melhorar a qualidade de vida da população de baixa renda; empreendedores com intenção genuína de mudar o Brasil para melhor; potencial de escala (modelos lucrativos com soluções escaláveis) – e estágio de maturidade – desde startups em fase de teste de mercado/primeiras vendas, até negócios já em fase de expansão, buscando rápido crescimento.

Na prática, são elegíveis negócios de impacto social de todo o Brasil com produtos e serviços já disponíveis no mercado e que buscam rápido crescimento. Entre os setores prioritários: Saúde, Educação, Serviços Financeiros, Habitação, Nutrição/Alimentação, Tecnologia Assistiva e Água/Saneamento.

"Na edição 2017, vamos selecionar até 12 empreendedores que não têm tempo a perder com processos de aceleração básicos, que não trazem reais resultados para o avanço do negócio. A proposta da Artemisia é oferecer a mais desafiadora e transformadora das acelerações", explica Maure Pessanha, diretora-executiva da Artemisia.

Um levantamento aponta a evolução no ecossistema, sobretudo no aumento das inscrições e análises para o programa Aceleradora: de 2011 para 2016 houve um aumento de 640% no número de negócios avaliados - sendo aproximadamente 1.300 potenciais empreendedores para o processo de aceleração só no último ano. Apenas em 2016, mais de R$ 15,9 milhões foram investidos nos negócios de impacto social acelerados pela organização.

Maure detalha que nos últimos seis anos, 91 negócios de impacto social foram acelerados; desses, 48% receberam investimentos, que no total, somam R$ 65,6 milhões entre 2011 e 2016. Esses negócios impactaram a vida de mais de 27 milhões de pessoas.

Cerca de 87% dos negócios que passaram pela Aceleradora permanecem ativos - comprovando tanto a expertise da organização não apenas em atender as reais necessidades dos empreendedores, como em reconhecer as oportunidades de negócios que geram alto impacto na população de baixa renda.


Endereço da página: