Folha de S. Paulo


Encontro busca soluções práticas para atingir o desenvolvimento sustentável

Reprodução
Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável previstos na Agenda 2030 da ONU
Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, previstos na Agenda 2030 da ONU

Em setembro de 2015, a ONU aprovou sua agenda 2030, uma carta de princípios com 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) para acabar com a desigualdade social, proteger o o meio ambiente e garantir prosperidade a todos. No entanto, atingir essas metas requer ações na prática. Pensando nisso, a Agenda Pública está promovendo o ODSLab, um encontro para discutir soluções e propor saídas.

O fórum, que começa nesta quarta (02), será realizado em um espaço de coworking em Pinheiros. O objetivo é reunir representantes da sociedade civil, da iniciativa privada, de governos e da academia para buscar iniciativas de financiamento, governança e assistência técnica.

Serão três encontros, sempre às quintas e sextas, onde se discutirão os seguintes temas:

  • 1º encontro (2 e 3/fev) - desenvolvimento econômico em médios e pequenos municípios, transparência & corrupção;
  • 2º encontro (9 e 10/fev) - finanças públicas municipais & crise fiscal, mobilidade urbana; e
  • 3º encontro (9 e 10/fev) - produção de alimentos & agricultura, saneamento.

As discussões serão documentadas, para que os participantes possam prosseguir à etapa de implementação e também para que as ideias sejam amplamente compartilhadas, servindo de inspiração para outros.

A Agenda Pública, que organiza o evento, busca aprimorar a gestão pública, a governança, além de ampliar e incentivar a participação da população nas políticas públicas. A entidade é dirigida pelo cientista político Sérgio Andrade, vencedor do Prêmio Empreendedor Social de 2015.


Endereço da página:

Links no texto: