Folha de S. Paulo


Ashoka Brasil completa 30 anos com rede de mais de 300 empreendedores

A Ashoka, uma das maiores redes de empreendedorismo social do mundo, completou 30 anos de atuação no Brasil em 2016.

A organização apoia 379 líderes de impacto social, espalhados pelas cinco regiões do país, e mais de 3.256 no mundo, incluindo vencedores do Prêmio Nobel da Paz como Muhammad Yunus (2006) e Kailash Satyarthi (2014).

A Ashoka é parceira do Prêmio Empreendedor Social e divide a curadoria do "Diálogos Transformadores" com a Folha. No ano passado, o evento se consolidou, e a websérie ganhou dois novos episódios, sobre desmatamento e empoderamento feminino.

Para coroar o aniversário da organização, foi lançado no Brasil, no ano passado, a iniciativa Develop2Change, que integra as seis ações realizadas no país como forma de fomentar o empreendedorismo social.

Nela, o objetivo é o desenvolvimento pessoal, interpessoal e organizacional dos membros da rede Ashoka, chamados de "fellows", fortalecendo sua liderança, sustentabilidade pessoal e capacidade de transformação.

Entre os 20 participantes estava Gisela Solymos, fundadora do Cren (Centro de Recuperação e Educação Nutricional), quem também integra a Rede Folha de Empreendedores Socioambientais.

INICIATIVAS

Ainda em 2016, a Ashoka mapeou mais de 200 projetos em toda a região Norte, reunindo as principais tendências em inovações para soluções socioambientais nas temáticas de desenvolvimento sustentável; mudanças climáticas; urbanização desordenada e direitos humanos; violência e exploração sexual; populações tradicionais; e acesso a recursos financeiros.

Outra ação da rede foi a terceira edição da Grow2Impact no Brasil, que apoia a estruturação de modelos de negócios com impacto social, capazes de gerar transformações e solucionar desafios socioambientais com amplo impacto sistêmico de forma financeiramente sustentável.

No total, 22 organizações já foram apoiadas e 75 líderes e gestores capacitados diretamente, como Joaquim Melo, do Banco Palmas, e Raquel Barros, da Lua Nova, ambos também integrantes da Rede Folha.

Também tiveram impacto no 30º ano de atuação outras ações da Ashoka, como a Escolas Transformadoras, que conecta e apoia escolas com práticas inovadoras na formação de crianças e jovens; a Ashoka Changemakers, com destaque para o desafio Tecendo a Mudança, em parceria com o Instituto C&A; e o Ashoka Support Network, comunidade global de agentes da transformação.

Além disso, 2016 foi ano em que o Brasil recebeu o Ashoka Support Network Global Summit 2016, que, em uma "jornada transformadora", levou empreendedores sociais a uma imersão ao trabalho de líderes brasileiros e reuniu "fellows", empresários e investidores em uma conferência com a participação de Sérgio Dávila, editor-executivo da Folha.


Endereço da página:

Links no texto: