Folha de S. Paulo


Moda sustentável será próximo tema do Diálogos Transformadores

Economia circular, sustentabilidade na moda, com o uso de fibras "verdes" como algodão orgânico, e transparência na cadeia de produção têxtil são alguns dos temas a serem abordados nas próximas edições dos "Diálogos Transformadores", em 2017.

A iniciativa da Folha em parceria com a Ashoka, uma das maiores redes de empreendedorismo social do mundo, terá continuidade com pelo menos quatro encontros no próximo ano. Três deles com o apoio do Instituto C&A e outro com o da Vivo. O cronograma e os temas serão anunciados em janeiro.

"É uma plataforma multimídia que leva a excelência editorial da Folha para conteúdos gerados a partir de discussões", afirma o secretário de Redação Vinicius Mota.

Em 2016, foram realizados dois eventos da série. O primeiro, em maio, debateu "Boas Práticas no Combate ao Desmatamento". Ambientalistas, autoridades e empreendedores sociais mostraram desafios e soluções para uma economia que pretende manter a floresta em pé.

Já o segundo, em outubro, sobre "Empoderamento Feminino", reuniu personalidades como a ex-consulesa da França no Brasil Alexandra Loras, a apresentadora Ana Paula Padrão e a cineasta Tata Amaral, que apontaram para uma revolução empreendedora das mulheres.

Os dois temas foram apresentados pela Unilever.

REPLICABILIDADE

Os debates com transmissão ao vivo pela "TV Folha" são matéria-prima para subprodutos que chegaram também à sala de aula, por meio de parceiros da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais que atuam na área de educação.

O IBS (Instituto Brasil Solidário), por exemplo, foi um dos multiplicadores, ao levar o paper e a websérie para mais de 200 professores da região Nordeste, em encontros na Bahia e no Ceará.

"É uma forma de continuar disseminando, para que o diálogo não acabe no 'Diálogos'", afirma Ligia Camargo, gerente de Sustentabilidade da Unilever.

Todos os debates e os dois minidocumentários da websérie, "Reciclagem" e "Boas Práticas no Combate ao Desmatamento", estão disponíveis em canal exclusivo da TV Folha.


Endereço da página:

Links no texto: