Folha de S. Paulo


Carlos Pereira, da Livox, ganha Prêmio Empreendedor Social em 2016

O analista de sistemas Carlos Pereira, 38, criador do Livox, foi o vencedor da 12ª edição do Prêmio Empreendedor Social 2016, na noite desta segunda-feira (7), em cerimônia no Teatro Porto Seguro, em São Paulo.

O concurso é o maior da área na América Latina, uma parceria da Folha com a Fundação Schwab.

O Livox, um aplicativo que permite a comunicação de pessoas com deficiências ou doenças que afetem a fala, foi desenvolvido por Carlos para que sua filha, Clara, 9, que tem paralisia cerebral devido a um erro no parto, pudesse se comunicar.

Com emoção, Pereira discursou na premiação. "Eu trabalho para a minha filha. Esse prêmio é para os heróis, que são as pessoas com deficiência", disse.

A ferramenta de comunicação nasceu em 2011 em uma start-up embarcada no Porto Digital do Recife (PE), um dos principais parques tecnológicos do país.

O aplicativo de comunicação alternativa atende diferentes deficiências e doenças, como autismo, ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica) e sequelas de AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Uma ferramenta para tablets e smartphones que já ajudou mais de 20 mil pessoas com deficiências a se comunicarem, com potencial de impactar cerca de 15 milhões de brasileiros com dificuldades de fala.

Esse trabalho de multiplicação, que começou em 2014 com a venda de 5.000 licenças para escolas municipais do Recife (PE), ganha ainda mais força com a parceria fechada este ano com a Federação das Apaes (Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais), que concederá, inicialmente a 22 instituições, 74% de desconto para quem adquirir a tecnologia.

Carlos Pereira chegou à final após ter passado por um filtro de 145 inscritos nas duas categorias. Concorreu ao prêmio principal ao lado de Cláudio Spínola, 40, da Morada da Floresta, que dissemina práticas sustentáveis como o uso de composteiras domésticas, e Tatsuo Suzuki, 67, da Magnamed, que desenvolve produtos de alta tecnologia e baixo custo na área da saúde.

PROJEÇÃO

Com o prêmio, Pereira ganha visibilidade e passa a integrar a Rede Folha de Empreendedores Socioambientais. O Prêmio Empreendedor Social, além de incluir entre os benefícios cursos e capacitações, possibilita o acesso à Rede Schwab de Empreendedores Sociais, após ser avaliado pela fundação.

O Empreendedor Social do Ano foi eleito por um júri composto por nove especialistas de diferentes áreas. Participaram da avaliação deste ano Hilde Schwab, presidente do conselho da Fundação Schwab para Empreendedores Sociais; Elie Horn, fundador e presidente do conselho da Cyrela, incorporadora e construtora; Maria Cristina Frias, colunista de "Mercado" na Folha; e Alexandra Loras, ex-consulesa da França no Brasil e ativista do empoderamento da mulher negra.

Também integraram o júri Ana Paula Vescovi, secretária do Tesouro Nacional; Cláudio Sassaki e Eduardo Bontempo, cofundadores da Geekie e vencedores do prêmio em 2014; Ana Lucia Villela, presidente do Instituto Alana; e Ricardo Siqueira, diretor-executivo de relações institucionais da Fundação Dom Cabral, parceira do Prêmio Empreendedor Social.

VENCEDORES

Também foram anunciados na noite desta segunda os ganhadores do Prêmio Empreendedor Social de Futuro e da Escolha do Leitor.

Na categoria destinada para jovens de até 35 anos, Nina Valentini, 29, foi a grande vencedora com seu trabalho que instituiu o arredondamento de centavos para contribuir com o custeio de ONGs e instituições do terceiro setor e que contribui para fomentar a cultura de doação no país.

Já na preferência popular, Jonas Lessa e Lucas Corvacho, da Retalhar, foram eleitos com 24,9% dos votos após engajamento de mais de 150 mil internautas durante o período de 27 dias da enquete que se encerrou na quarta-feira (2).

Os jovens, que concorriam com Valentini e Michael Kapps, 27, no Prêmio Empreendedor de Futuro, encontraram uma solução para o descarte de resíduos têxteis, transformando-os em brindes para as empresas que utilizam seus serviços ou outros produtos e até em cobertores para moradores de rua.

O Prêmio Empreendedor Social tem patrocínio de Coca-Cola, Vivo, IEL, uma iniciativa da CNI (Confederação Nacional da Indústria), e Fundação Banco do Brasil. Conta com a LATAM como transportadora oficial e o apoio da Porto Seguro. UOL, ESPM e Fundação Dom Cabral são parceiros estratégicos.

Leia nesta terça (8), na Folha, o caderno especial sobre os finalistas da edição deste ano.


Endereço da página:

Links no texto: