Folha de S. Paulo


Em Minas, ONG Turma do Bem debate empatia na saúde em evento mundial

Diante da polarização no cenário nacional e internacional, a capacidade de se colocar no lugar do outro pode transformar a sociedade. Este é o balanço do primeiro dia da 11ª edição do Sorriso do Bem, realizada nesta terça-feira (1) em Poços de Caldas (MG), evento que tem como tema a empatia e reúne 500 profissionais da odontologia.

Fabio Bibancos, dentista e presidente voluntário da organização não-governamental Turma do Bem, organizadora do evento, destacou o potencial de transformação da rede de profissionais voluntários da qual está à frente. "Esses dentistas praticam a empatia de se colocar no lugar de pais, crianças e mulheres vítimas de violências que não podem sorrir", diz. "Se colocar no lugar do outro pode transformar o mundo".

O vendedor do Prêmio Empreendedor Social em 2006 fala com propriedade. Em 14 anos de atuação, a rede reuniu 16 mil dentistas voluntários no Brasil, em outros 12 países da América Latina e Portugal. Juntos, já atenderam gratuitamente 68 mil jovens de baixa renda, em condição de vulnerabilidade social e com graves problemas bucais, e 650 mulheres vítimas de vários tipos de violência.

"Todos nós temos a capacidade de olhar para o outro e se colocar em seu lugar, de ajudar a resolver algo que é tão simples para quem consegue e tão difícil para o outro", afirma Bibancos, que relembra a história da Turma do Bem, nascida de sua empatia ao perceber que, diferente de seu filho, a maioria das crianças brasileiras não tinha acesso a um kit básico de escova e pasta de dentes.

Bibancos conta que, mesmo com a crise política e econômica que atinge o país e que consequentemente afetou o trabalho da ONG e de seus voluntários, a rede continuou atendendo em seus consultórios e clínicas crianças e mulheres gratuitamente.

"Neste momento de crise política, econômica e moral, há na rede radicais de direita e esquerda, porém, existe um ponto de convergência entre todos", afirma. "Acreditamos que é desumano viver sem dentes".

Para aprofundar a questão da empatia na saúde e na sociedade como um todo, o Sorriso do Bem propõe um debate filosófico e histórico por meio da leitura de seus convidados. Um deles é o professor de história da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Leandro Karnal, que discorreu a cerca do tema por uma hora e meia nesta terça-feira.

"A empatia é um desafio muito grande, que pressupõe, em primeiro lugar, a vontade de entender o outro, tirar um pouco da cegueira e aceitar discutir e incorporar valores que não nos pertencem", explica Karnal. "Ela é etiqueta, não de saber onde colocar os garfos, e sim respeito ao outro que não pode me revidar, ou seja, aquele que me serve, que é meu funcionário", afirma.

Segundo Karnal, praticar o bem, assim como o mal, é contagioso. Reunir pessoas para fazer o bem, tal qual faz a organização presidida por Bibancos, reforça a individualidade do ego de cada um e, por sua vez, o potencializa e passa a ter um caráter exemplar.

"Atividades coletivas criam empatia, se multiplicam, acendem uma pequena vela, que podem acender outra", diz o historiador. "O bem é exemplar e reforça a vontade de fazê-lo e de provocar a empatia com quem precisa".

E é empatia capaz de mudar o mundo, de acordo com ele. "Senão estabeleço a utopia de que por meio de um trabalho voluntário, como a Turma do Bem, posso modificar o mundo, [questiono] o que o modificou no passado? Gente que acreditou na utopia", afirma. "A ética é o serviço de profissionalizar a empatia de forma a torná-la apta a entender o outro."

Também participou do primeiro dia de evento o médico Marco Antônio de Carvalho Filho, criador de um curso sobre empatia na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.

Para Carvalho, não basta tentar imaginar o que se faria no lugar de outra pessoa porque todos são diferentes. "É preciso negar a si mesmo para reconhecer a presença do outro e isso não é fácil", afirma.

De acordo com o pesquisador, a empatia pode provocar na medicina uma série de benefícios, como satisfação do paciente, maior eficiência do tratamento e satisfação do médico. "Essa parte que os profissionais da saúde em geral têm deixado de fazer".

PROGRAMAÇÃO

O Sorriso do Bem, que já se consolidou como um dos principais encontros mundiais da área da odontologia, onde são combinados temas de saúde bucal e questões humanistas, acontece até a próxima sexta-feira (4).

A cerimônia do Melhor Dentista do Mundo, concurso anual realizado pela ONG com os profissionais que mais se destacaram na rede, será comandada pelos atores Rodrigo Santoro e Mel Fronckowiak. Nathalia Thimberg e Miranda Kassin são as atrações musicais. Também estão confirmadas as presenças dos atores Eliberto Leão, João Vitti, Ademir Emboava e Bernado Bibancos, entre outros.

Ainda acontecem palestras com Guilherme Fiuza, Valter Hugo Mãe, Maria Domitila Prado Manssur, Maria Gabriela Manssur, Thalita Rebouças e Vania Ferrari.

O evento tem transmissão ao vivo pelaTV TdB, um portal de vídeos com entrevistas e a íntegra de todas as palestras.


A repórter OLÍVIA FREITAS viajou a convite da ONG Turma do Bem


Endereço da página:

Links no texto: