Folha de S. Paulo


Votação popular para melhor projeto social de 2016 termina nesta quarta

Encerra-se nesta quarta-feira (2) a votação popular que vai escolher o melhor projeto social de 2016. Internautas podem eleger seu preferido entre seis iniciativas que inovam na saúde, na inclusão social e na melhor gestão de lixo que concorrem na categoria Escolha do Leitor, da 12ª edição do Prêmio Empreendedor Social.

A enquete é feita no site da Folha, no qual cada candidato apresenta sua trajetória e as transformações frente aos seus projetos em vídeos de um minuto de duração.

Carlos Pereira, 38, é um dos finalista deste ano. O analista de sistemas criou o Livox, em 2011, um software que permite a comunicação com pessoas que têm deficiência motoras, cognitiva e visuais. A tecnologia brasileira é considerada pela ONU (Organização das Nações Unidas) o melhor aplicativo de inclusão do mundo.

Outro concorrente é Cláudio Spínola, 40, fundador do Morada da Floresta, negócio social que dissemina a compostagem doméstica em São Paulo para a redução de descarte incorreto de resíduos orgânicos. A iniciativa foi convidada a desenhar e realizar o projeto Composta São Paulo, em parceria com a Secretaria de Serviços da Prefeitura e a Amlurb (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana), em 2014, e virou referência nacional ao criar uma cultura de compostagem na cidade.

Enquanto o engenheiro mecânico, Tatsuo Suzuki, 67, fundou a Magnamed, em 2005, para disseminar equipamentos médicos de alta tecnologia a baixo custo que salvam vidas no Brasil e em mais 40 países. Atualmente, a empresa é líder no mercado brasileiro de ventilação pulmonar de transporte, segmento antes dominado por multinacionais.

Os três líderes concorrem também ao principal reconhecimento da noite, o Prêmio Empreendedor Social, uma iniciativa da Folha com a Fundação Schwab.

Também na área da saúde, Michael Kapps, 27, cofundou a Tá.Na.Hora Saúde Digital, que faz monitoramento de pacientes, prevenção de doenças e estudos clínicos de vacina por meio de SMS.

Nina Valentini, 29, é outra inovadora. A empreendedora criou o Movimento Arredondar, que permite e facilita microdoações nas redes de varejo. Dinheiro que vai financiar ONGs e causas socioambientais.

Já os amigos Jonas Lessa, 25, e Lucas Corvacho, 28, criaram um negócio social de reciclagem de uniformes profissionais que viram cobertores e aquecem moradores de rua, oferecendo soluções de logística reversa para grandes empresas e inclusão de costureiras.

Os quatro jovens também disputam a categoria Social de Futuro, uma iniciativa exclusiva da Folha voltada a líderes sociais com até 35 anos que estão à frente de projetos inovadores com até três anos de existência.

CERIMÔNIA

O vencedor da Escolha do Leitor será conhecido na cerimônia de premiação, evento fechado para convidados que acontece no dia 7 de novembro no Teatro Porto Seguro, em São Paulo. O evento terá transmissão ao vivo pelo UOL a partir das 20h.

A categoria tem o patrocínio da Fundação Banco do Brasil. "A ampla participação na categoria Escolha do Leitor possibilita o reconhecimento de iniciativas e soluções inovadoras que impactam as comunidades brasileiras", afirma Gerôncio Luna, presidente da FBB.

Luna destaca a importância do Prêmio Empreendedor Social, assim como do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologias Sociais, realizado a cada dois anos, como iniciativas que fomentam e reconhecem a participação do terceiro setor no desenvolvimento de soluções efetivas que geram inclusão social e transformam a vida das pessoas.

Os finalistas terão seus perfis publicados em um caderno especial da Folha, que circulará em todo o país no dia 8 de novembro. Além disso, concorrem a prêmios como bolsas de estudos, cursos de gestão, assessoria jurídica e mentorias.

A Folha disponibilizará vans para facilitar o transporte de volta do Teatro Porto Seguro, para o metrô Marechal Deodoro (linha 3 - vermelha). Para quem preferir utilizar carro, o espaço possui estacionamento próprio e pago.

O Prêmio Empreendedor Social tem patrocínio da Coca-Cola, Vivo, IEL, uma iniciativa da CNI (Confederação Nacional da Indústria), e da Fundação Banco do Brasil. E conta com a LATAM como transportadora oficial e o apoio da Porto Seguro. UOL, ESPM e Fundação Dom Cabral são parceiros estratégicos.


Endereço da página:

Links no texto: