Folha de S. Paulo


Laila Garin é uma das atrações da cerimônia de premiação em 2016

A cantora e atriz Laila Garin, prêmio Shell por "Elis, a Musical", é uma das atrações artísticas da cerimônia do Prêmio Empreendedor Social 2016 ao lado da bando A Roda, que será realizada em 7 de novembro, no Teatro Porto Seguro, em São Paulo.

Em cartaz com "Gota D'Água [A Seco]", musical de Chico Buarque e Paulo Pontes, no Teatro Faap até 13 de novembro, ela sobe ao palco da premiação com a banda A Roda, tendo ao seu lado no pocket show Ricco Viana (guitarra e violão) e Marcello Müller (baixo).

Para a 12ª edição do prêmio que homenageia líderes de iniciativas sociais inovadoras no país, uma parceria da Folha e da Fundação Schwab, a artista escolheu um repertório rico em brasilidade.

No setlist estão clássicos como "O que Será", de Chico Buarque, "Na Primeira Manhã", de Alceu Valença, e para fechar um medley de "Conversando no Bar" e "San Vicente", de Milton Nascimento e Elis Regina.

A votação para a categoria Escolha do Leitor está aberta, conheça os finalistas e vote no seu preferido

A cantora destaca a importância da premiação em um período de crise no país. "Já que as coisas estão tão difíceis, as soluções são essas parcerias", diz Laila, enfatizando também a necessidade de dar visibilidade ao trabalho transformador dos empreendedores sociais. "Tem gente que não sabe que existem projetos assim e que isso é possível."

ARTISTA PREMIADA

Também eleita pelo 59º Prêmio IPCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) como melhor atriz pela interpretação da cantora Elis Regina em "Elis, a Musical", Garin não escolheu as faixas por acaso. As canções estão em sintonia com o trabalho desenvolvido pela banda, que toca música brasileira com arranjos mais rock'n'roll.

"Como sou atriz, prezo muito pela interpretação. Sempre escolho músicas que tenham material para trabalhar e que arrepiam o público e a nós", diz em entrevista à Folha. "Então, podem esperar muita emoção e arrepios na cerimônia."

A artista promete arranjos que vão trazer uma sonoridade diferente e original para músicas já conhecidas do público, além da interpretação de Garin.

"Sem querer ser pretensiosa", diz ela, quando tocam determinadas canções a plateia muitas vezes se surpreende: "Nossa, eu não tinha atentado para esse sentido da letra'", conta. "Renovamos a música."

Formada artes cênicas na UFBA (Universidade Federal da Bahia), a cantora baiana pertence à turma do do ator Vladimir Brichta. Foi ao lado de outro baiano famoso, o também ator Wagner Moura, que Laila fez uma de suas primeiras apresentações, em 1996. Eles interpretaram um trecho de "A Ópera de Três Vinténs", de Brecht.

Em sua trajetória, ainda estagiou no Théatre du Soleil, na França, passou pela companhia Piolim, de Luiz Carlos Vasconcelos, trabalhou com Cacá Carvalho e interpretou a única mulher no elenco de "Gonzagão - A Lenda", espetáculo dirigido por João Falcão.

Na televisão, fez o papel de Maria José mulher de Aderbal (Marcos Palmeira, na novela "Babilônia" (2015), no horário nobre da Globo.

A apresentação da banda acontece na 12ª cerimônia do Prêmio Empreendedor, evento fechado para convidados, e poderá ser conferida ao vivo pela transmissão do UOL, a partir das 20h.

A Folha disponibilizará vans para facilitar o transporte de volta da premiação, que acontece no Teatro Porto Seguro, para o metrô Marechal Deodoro (linha 3 - vermelha). Para quem preferir utilizar carro, o espaço possui estacionamento próprio e pago.

O Prêmio Empreendedor Social tem patrocínio da Coca-Cola, Vivo, IEL, uma iniciativa da CNI (Confederação Nacional da Indústria) e da Fundação Banco do Brasil, e conta com a LATAM como transportadora oficial e o apoio da Porto Seguro. UOL, ESPM e Fundação Dom Cabral são parceiros estratégicos.

Prêmio Empreendedor Social 2016 - Teatro Porto Seguro - alameda Barão de Piracicaba, 740, Campos Elíseos, São Paulo, SP. Seg. (7): 19h.


Endereço da página:

Links no texto: