Folha de S. Paulo


Votação para empreendedor social do ano vai até dia 2; escolha seu preferido

Internautas têm até a próxima quarta-feira (2) para votar no seu projeto preferido na disputa pela categoria Escolha do Leitor, do Prêmio Empreendedor Social.

Em disputa, estão os seis finalistas dos prêmios Empreendedor Social e Empreendedor Social de Futuro.

A votação popular é feita no site da Folha, no qual cada candidato apresenta sua trajetória e as transformações frente aos seus projetos em vídeos de um minuto de duração.

O vencedor da escolha popular será conhecido no dia 7 de novembro na cerimônia de premiação, fechada para convidados, a ser realizada no Teatro Porto Seguro, em São Paulo.

A enquete tem o patrocínio da Fundação Banco do Brasil. "A ampla participação na categoria Escolha do Leitor possibilita o reconhecimento de iniciativas e soluções inovadoras que impactam as comunidades brasileiras", afirma Gerôncio Luna, presidente da FBB.

Ele destaca a importância do Prêmio Empreendedor Social, assim como do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologias Sociais, realizado a cada dois anos, como iniciativas que fomentam e reconhecem a participação do terceiro setor no desenvolvimento de soluções efetivas que geram inclusão social e transformam a vida das pessoas.

PERFIL

Os empreendedores que chegaram à final atacam problemas crônicos nacionais, como a inclusão das pessoas com deficiência e as dificuldades de acesso à saúde de qualidade.

Carlos Pereira é o criador do Livox, um software que permite a comunicação com pessoas com deficiência motoras, cognitiva e visuais, considerado o melhor aplicativo de inclusão do mundo pelas Nações Unidas.

Já Cláudio Spínola fundou o Morada da Floresta, que dissemina a compostagem doméstica em São Paulo para a redução de descarte incorreto de resíduos orgânicos. Enquanto Tatsuo Suzuki, fundou a Magnamed para disseminar equipamentos médicos de alta tecnologia baixo custo que salvam vidas no Brasil e em mais 40 países.

Também na área da saúde, Michael Kapps cofundou a Tá.Na.Hora Saúde Digital, que faz monitoramento de pacientes, prevenção de doenças e estudos clínicos de vacina por meio de SMS.

Nina Valentini também inova ao criar o Movimento Arredondar, que permite e facilita microdoações nas redes de varejo. Dinheiro que vai financiar ONGs e causas socioambientais. Já Jonas Lessa e Lucas Corvacho criaram um negócio de reciclagem de uniformes profissionais que viram cobertores e aquecem moradores de rua, oferecendo soluções de logística reversa para grandes empresas.

Todos eles terão seus perfis publicados em um caderno especial da Folha, que circulará no dia 8 de novembro, e concorrem a prêmios como bolsas de estudos, cursos de gestão, assessoria jurídica e mentorias.

A Folha disponibilizará vans para facilitar o transporte de volta da premiação, que acontece no Teatro Porto Seguro, para o metrô Marechal Deodoro (linha 3 - vermelha). Para quem preferir utilizar carro, o espaço possui estacionamento próprio e pago.

O Prêmio Empreendedor Social tem patrocínio da Coca-Cola, IEL, uma iniciativa da CNI (Confederação Nacional da Indústria), da Fundação Banco do Brasil e da Vivo, e conta com a Latam como transportadora oficial e o apoio da Porto Seguro. UOL, ESPM e Fundação Dom Cabral são parceiros estratégicos.


Endereço da página:

Links no texto: