Folha de S. Paulo


Professores levam desmatamento para sala de aula com material de websérie

Desde segunda-feira (29), Leide Nunes, diretora da Escola Municipal José Francisco Nunes, em Irecê (BA), tem em mãos o material do segundo episódio da websérie "Diálogos Transformadores", com o tema "Boas Práticas no Combate ao Desmatamento".

O conteúdo recebido pela diretora inclui um minidocumentário e um paper, feitos a partir do debate realizado em maio, em São Paulo, com diferentes atores relacionados à cadeia do desmatamento.

"Esse material vai casar justamente com o nosso contexto da Caatinga", diz Leide. Segundo ela, a websérie permitirá levar o bioma para a sala de aula de forma transversal, em diferentes disciplinas. Além disso, visitas à Caatinga e saídas fotográficas já estão sendo planejadas.

A diretora foi uma das 120 pessoas a receber o material durante o 3º Encontro Nacional Brasil Solidário, organizado pelo IBS (Instituto Brasil Solidário) entre os dias 21 e 26 de agosto.

Para incentivar todos esses participantes a desenvolverem atividades relacionadas à websérie, assim como as que Leide planeja, Ligia Camargo, gerente de Sustentabilidade da Unilever, patrocinadora do "Diálogos Transformadores", propôs diferentes formas de trabalhar o desmatamento na sala de aula.

"Não é só captar o conteúdo", afirma. "É poder ter ferramentas para a melhor forma de distribuir o material." Para isso, ela sugere atividades interativas que permitam a reflexão das atitudes de consumo, por exemplo.

A gerente da Unilever diz ainda que, no evento, viu o IBS como um "parceiro exponencial". "É uma forma de continuar disseminando o conteúdo, para o que o diálogo não acabe no 'Diálogos'."

ENCONTRO COM A EDUCAÇÃO

Realizado aos pés da Chapada Diamantina, no município de Lençóis (BA), o evento do IBS levou o "Diálogos Transformadores" para os multiplicadores do instituto em uma palestra de Rodrigo Castro, coordenador geral da Associação Caatinga e um dos debatedores presentes no minidocumentário.

"A participação do Rodrigo foi acertadíssima", afirma Luis Salvatore, fundador do IBS e vencedor da categoria Escolha do Leitor do Prêmio Empreendedor Social 2015. "Ele tem uma maneira bem dinâmica de apresentar e gerou uma discussão de altíssimo nível."

O empreendedor da Associação Caatinga diz que "foi muito bacana representar a Rede Folha de Empreendedores Socioambientais na apresentação do 'Diálogos Transformadores' para mais de cem educadores de todo o Brasil".

Esses educadores e pessoas ligadas ao setor participaram de diferentes atividades nos seis dias de evento, desde palestras como a que tratou a Base Nacional Comum Curricular, com Tereza Perez, da Comunidade Educativa Cedac, e noites culturais com apresentações realizadas por alunos de escolas locais.

"O evento mostrou ações que estão multiplicando e cada vez mais virando políticas públicas", diz Salvatore. "Ninguém saiu com medo do que pode acontecer se mudar a gestão. Isso dá segurança para nossa missão."


Endereço da página:

Links no texto: