Folha de S. Paulo


Websérie 'Diálogos Transformadores' começa a chegar a escolas do Ceará

A websérie "Diálogos Transformadores" começa a chegar a escolas do Ceará com o minidocumentário "Reciclagem", produzido a partir de encontro realizado com especialistas no tema em novembro de 2015, no auditório da Folha.

Em parceria com o IBS (Instituto Brasil Solidário), fundado por Luis Salvatore, vencedor da Escolha do Leitor em 2015, o material rodará alguns centros de ensino a partir do projeto Escolas Sustentáveis para o Futuro.

O primeiro município a receber o programa, após sua introdução em Fortaleza (CE), foi Caucaia, na região metropolitana da capital.

"A questão ambiental aqui é muito complicada", explicou Salvatore. "O documentário complementa o que já vínhamos discutindo e mostra o contexto atual."

O evento que foi matéria-prima reuniu como protagonistas Wilson Quintella, fundador da Estre, maior empresa de gestão de resíduos sólidos do Brasil; Gonzalo Muñoz, CEO da Triciclos, que leva inteligência à destinação do lixo; e Sergio Bispo, catador e presidente da Kombosa Seletiva.

Eles debateram com Nabil Bonduki, atual secretário Municipal de Cultura e responsável pela implementação do Plano Nacional de Resíduos Sólidos; o agrônomo Luis Fernando Guedes Pinto, do Imaflora; Thais Vojvodic, gerente de operações do programa Coletivo Reciclagem do Instituto Coca-Cola; e Alessandro Dinelli, fundador da Descarte Correto.

O próprio IBS foi um dos três casos inspiradores apresentados, com o programa Leve (Local de Entrega Voluntária Escolar), realizado em Crateús (CE). Também participaram com seus testemunhos o ex-garimpeiro Domingos de Araújo, que virou catador e presidente da CooperLeste, e Liberato Silva, da Liber Robótica, que transforma lixo eletrônico em brinquedos.

O empreendedor social diz que os professores e demais interessados gostaram muito da websérie. "Foi super elogiado."

APONTAR CAMINHOS

O minidocumentário que começa a chegar às escolas integra a websérie "Diálogos Transformadores", lançada em novembro do ano passado.

Um documento complementa o vídeo e o material deve alcançar ainda mais alunos com uma parceria com a Geekie, dos vencedores do Prêmio Empreendedor Social 2014 Claudio Sassaki e Eduardo Bontempo.

Este ano, em uma parceria fechada com a Unilever, a primeira edição sobre "Boas Práticas no Combate ao Desmatamento" foi realizada em maio e, apesar dos desafios, os especialistas foram otimistas com a questão.

Em setembro, há mais um encontro confirmado sobre empoderamento feminino, também com patrocínio da empresa.


Endereço da página:

Links no texto: