Folha de S. Paulo


'Diálogos' sobre desmatamento gera consenso e otimismo de especialistas

Comunicar melhor as mudanças e aprofundar o diálogo entre governo, iniciativa privada e terceiro setor são alguns dos desafios para disseminar boas práticas no combate ao desmatamento, tema da primeira edição de 2016 do Diálogos Transformadores.

O encontro, realizado na quarta-feira (18), teve como protagonistas Sergio Leitão, ambientalista do Instituto Escolhas e ex-Greenpeace; Suzana Pádua, presidente do Ipê (Instituto de Pesquisas Ecológicas); e Elizabeth de Carvalhaes, presidente-executiva da Ibá (Indústria Brasileira de Árvores).

Ao final do evento de duas horas com transmissão ao vivo pela "TV Folha", Leitão avaliou que "o debate mostra que é possível criar um entendimento positivo sobre proteção florestal, meio ambiente, economia e desenvolvimento".

Suzana Pádua destacou como ponto positivo da iniciativa da Folha, em parceria com a Ashoka, a possibilidade de ampliar o diálogo entre os vários atores responsáveis pela preservação das nossas florestas.

"Nós ambientalistas acabamos falando para nós mesmos. Um evento como esse populariza, dissemina ideias", acrescenta a empreendedora social.

Segundo Elizabeth de Carvalhaes, a temática do desmatamento é "a conversa da atualidade". Ela também avalia positivamente o modelo dinâmico das discussões. "Você tem que falar em dois minutos o que você quer, aí você vai direto ao ponto".

Todos eles destacam que a presença de especialistas de origens tão diversas enriquece o diálogo. Ana Cristina Barros afirma que "foi bom ver que hoje tanto as ONGs como as empresas têm o mesmo discurso sobre preservação".

Na segunda parte do evento, Rodrigo Castro, da Associação Caatinga; Ana Cristina Barros, ex-secretária de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente; e Aline Tristão, da FSC Brasil, ONG de certificação florestal, foram encarregados de interagir e sabatinar os protagonistas.

Todos os debatedores ressaltaram que a presença de especialistas de origens tão diversas enriquece o diálogo. Ana Cristina Barros afirma que "foi bom ver que hoje tanto as ONGs como as empresas têm o mesmo discurso sobre preservação". Para Rodrigo Castro, "os debates trazem experiências que inspiram reflexões e podem provocar uma nova prática".

A iniciativa contou com o apoio da Unilever, que realiza uma campanha com o WWF para financiar a proteção de um milhão de árvores no Brasil e na Indonésia, conscientizando as pessoas da importância das florestas.

Para Juliana Carvalho, diretora de Marca Corporativa da empresa, "esses debates são o caminho para avançar em projetos sustentáveis que deem resultado". Ela destacou também a qualidade dos especialistas renomados que qualificaram o debate.

Cláudia Duran, diretora do escritório Ashoka Brasil, conta que a ideia surgiu para "discutir questões urgentes e trazer soluções para problemas brasileiros". "Os Diálogos mostram para a sociedade como é possível se engajar e ser protagonista de mudanças", diz.

No encerramento da rodada sobre desmatamento, foram apresentados os casos inspiradores de Ricardo Cardim, fundador da Amigos das Árvores de São Paulo, e Jerônimo Villas-Bôas, da Kambôas Socioambiental.

Ricardo Cardim diz que o evento "trouxe um assunto, que se tornou praticamente cliché, em uma perspectiva diferente, o que tornou o debate muito instrutivo".

Para Jerônimo Villas-Bôas, participar do Diálogos Transformadores foi um privilégio. "Eu admiro e acompanho desde a minha formação tanto o ambientalista Sergio Leitão como as organizações FSC e Ipê", conta.

Joana Castelo Branco, coordenadora de Comunicação do Instituto C&A, que esteve na plateia, diz que "a discussão foi rica tanto para o público em geral, como para quem trabalha nessa área". O gerente de Sustentabilidade da Telefônica Vivo, João Zeni, que também assistia ao evento, se identificou com o debate sobre como a tecnologia pode contribuir para a sustentabilidade.

"Saio daqui muito animado com as propostas positivas que o evento trouxe e com as possibilidades abertas para virar o jogo de uma vez: parar o desmatamento e começar a recuperar a floresta que a gente perdeu", diz Ricardo Anderáos, líder para a Mudança de Paradigma na América Latina da Ashoka.

Em setembro, a Unilever apresentará o tema "Empoderamento Feminino", em mais uma rodada da série Diálogos Transformadores. "Já temos essa parceria firmada para o segundo semestre, para dar visibilidade ao tema, com mais experts discutindo soluções", conclui Juliana Carvalho.


Endereço da página:

Links no texto: