Folha de S. Paulo


Documentário sobre reciclagem abre websérie Diálogos Transformadores

Minidocumentário Reciclagem

A websérie Diálogos Transformadores estreia nesta quarta-feira (4) com o minidocumentário "Reciclagem", que está disponível em novo canal da TV Folha.

A iniciativa multimídia, misto de entrevista e debate, é uma parceria da Folha e da Ashoka, uma das maiores redes globais de empreendedorismo social.

"É uma iniciativa que leva a excelência editorial da Folha para uma série de conteúdos multimídia sobre importantes temas da agenda socioambiental por meio de diálogos que começam na TV Folha, continuam no nosso auditório e chegam até a escola", afirma Sérgio Dávila, editor-executivo do jornal.

Claudia Duran, diretora do escritório da Ashoka no Brasil, destaca que "são raros os momentos em que atores de diferentes lados de um mesmo tema têm a oportunidade de se reunir para uma conversa aberta sobre questões-chave de sua área de atuação".

Foi o que aconteceu em novembro do ano passado, quando em sua primeira edição sobre reciclagem o evento reuniu importantes vozes sobre os vários aspectos da reciclagem e da destinação de resíduos sólidos no país.

Participaram como protagonistas do fórum Wilson Quintella, fundador da Estre, maior empresa de gestão de resíduos sólidos do Brasil; Gonzalo Muñoz, CEO da Triciclos, que leva inteligência à destinação do lixo; e Sergio Bispo, catador e presidente da Kombosa Seletiva.

O resultado do encontro, que contou ainda com Nabil Bonduki, atual secretário Municipal de Cultura e responsável pela implementação do Plano Nacional de Resíduos Sólidos; o agrônomo Luis Fernando Guedes Pinto, do Imaflora; Thais Vojvodic, gerente de operações do programa Coletivo Reciclagem do Instituto Coca-Cola; e Alessandro Dinelli, fundador da Descarte Correto, está também em um paper, que resume os principais pontos do debate e aponta caminhos.

O material disponibilizado no site do Empreendedor Social vai ser levado também à sala de aula. Integrantes da Rede Folha que atuam na área de educação, como Geekie e Instituto Brasil Solidário vão atuar como multiplicadores. "Além de informar, apontar caminhos e conscientizar, é também uma oportunidade de mobilizar a Rede Folha de Empreendedores", destaca Dávila.

NOVA PARCERIA

Em 2016 já estão previstos dois eventos da série Diálogos Transformadores, ambos com o apoio da Unilever.

A primeira edição do ano terá como tema Boas Práticas no Combate ao Desmatamento e será realizado em 18 de maio, no auditório da Folha, em São Paulo.

"É uma honra trabalhar em parceria com a Folha na geração de ideias e discussões sobre um tema tão importante como o desmatamento", afirma Juliana Carvalho, diretora de Marca Corporativa da Unilever."Acreditamos que todas as iniciativas de conscientização e geração de soluções para o combate ao desmatamento e às mudanças climáticas são válidas."

Em setembro, a Unilever apresenta o tema "Empoderamento Feminino", em mais uma rodada da série Diálogos Transformadores.


Endereço da página:

Links no texto: