Folha de S. Paulo


Folha abre inscrições para a 12ª edição do Prêmio Empreendedor Social

A Folha abre nesta quinta-feira (31) as inscrições para a 12ª edição do Prêmio Empreendedor Social.

Concedida pelo jornal em parceria com a Fundação Schwab, a premiação chega ao 12º ano com a missão de dar destaque a empreendedores sociais que estão mudando o país.

São premiadas a cada ano iniciativas inovadoras nas áreas de educação, saúde, mudanças climáticas, inclusão, economia colaborativa e mobilização social, entre outras.

Em 2016, o prêmio principal, voltado para empreendedores com iniciativas ou negócios sociais com mais de três anos de existência, oferece aos vencedores e finalistas mais de R$ 300 mil em benefícios.

No pacote estão cursos, acelerações, assessoria jurídica, capacitações, além de bolsas em instituições renomadas com Harvard, Stanford, Fundação Dom Cabral e ESPM; veja detalhes no regulamento e na arte abaixo.

PRÊMIO SOCIOAMBIENTAL - Prazo para participar de concurso da Folha ?e da Fundação Schwab vai até 1º maio

O processo de inscrição foi simplificado para o concurso 2016, com um questionário mais conciso e de fácil preenchimento na primeira fase.

O candidato terá a possibilidade de preencher a inscrição on-line ou off-line. Se escolher a segunda opção, o empreendedor pode responder o questionário a seu tempo e depois enviá-lo, até a data limite, por meio da página do Empreendedor Social.

O concurso socioambiental mais importante da América Latina já premiou, fomentou e projetou nacional e internacionalmente mais de 60 iniciativas de impacto social no Brasil.

"Ao longo dos últimos 11 anos, a Folha tem se empenhado em selecionar líderes que se dedicam a encontrar soluções para problemas sociais relevantes, premiando e dando visibilidade a projetos de impacto em áreas estratégicas para o Brasil, como moradia, educação e melhoria da gestão pública", afirma Sérgio Dávila, editor-executivo do jornal.

É o caso do vencedor da edição de 2015, Sergio Andrade, da Agenda Pública, que acaba de entrar para a Rede Schwab de Empreendedores Sociais e foi eleito o Empreendedor Social de 2016 na América Latina.

A Agenda Pública é uma organização da Sociedade Civil que presta consultoria e faz trabalho de campo com o objetivo de aprimorar a gestão pública e ampliar a participação da população nas políticas públicas em municípios impactados por grandes obras.

"Ter contato com a Rede Folha e a Rede do Fórum Econômico Mundial é a principal contribuição que tivemos por conta do prêmio", diz Andrade. "O relacionamento com outros parceiros é muito importante para dar mais solidez aos projetos que desenvolvemos."

Andrade diz que a chancela fez a Agenda Pública repensar a dimensão estratégica da organização.

"Conseguimos evidenciar com exemplos práticos, como no caso do hospital, o impacto causado pelas melhorias nas políticas públicas [obtidas com o trabalho da Agenda Pública]", conta.

"Descobrimos empreendedores extraordinários no Brasil. São pessoas que superaram enormes desafios para levar dignidade, oportunidades e melhorar a qualidade de vida de cidadãos brasileiros necessitados", afirma Marisol Argueta, chefe para América Latina do Fórum Econômico Mundial, organização irmã da Fundação Schwab.

A cada ano, o vencedor do Prêmio Empreendedor Social é avaliado pelo conselho da fundação suíça para integrar a sua rede internacional, que conta com mais de 320 organizações em cerca de 60 países

"Hoje, a Fundação Schwab gere a maior rede de empreendedores sociais do mundo. São organizações que atuam em questões como energias renováveis, água e saneamento, inclusão financeira, emprego, acesso à saúde, educação", diz Marisol.

FUTURO

A Folha reconheceu também no ano passado Fernando Assad, 33, do Programa Vivenda, com o Prêmio Empreendedor Social de Futuro.

Jovens com até 35 anos, que estejam à frente de iniciativas de impacto social com até três anos de existência ou em fase de amadurecimento, podem concorrer na categoria; leia o regulamento.

Em sua oitava edição, a iniciativa exclusiva da Folha tem como objetivo estimular e impulsionar jovens empreendedores justamente na fase inicial, a mais crítica e sensível de qualquer organização.

Após vencer a categoria no ano passado, Assad, diz que deve dobrar o impacto de seu projeto a partir do próximo ano.

O Vivenda participou de uma rodada de investimento coletivo on-line e conseguiu arrecadar R$ 445 mil.

"O prêmio seguramente ajudou bastante nesse processo. Com os recursos levantados pretendemos refinar e validar nosso modelo de operação e dobrar e quantidade de obras entregues", afirma Assad.

O administrador destaca também a credibilidade que a chancela da Folha trouxe ao seu projeto com apenas dois anos de existência.

"Esse é um dos aspectos mais importantes no início de operação. Nesse sentido, o Prêmio Empreendedor Social de Futuro vem contribuindo muito com o Programa Vivenda, por meio do prêmio em si e pelo apoio da Folha nos aspectos de comunicação", avalia.

REDE FOLHA

Todos os finalistas e vencedores nas duas categorias passarão a integrar a Rede Folha de Empreendedores Socioambientais, que reúne 85 líderes inovadores com o objetivo de disseminar ideias e soluções do terceiro setor para um novo Brasil

"Com seus projetos de impacto, os empreendedores sociais da Rede Folha têm ajudado a transformar a realidade brasileira", diz Dávila.

RECORDISTA

A premiação já recebeu mais de 2.500 inscrições ao longo de sua existência no Brasil, um dos países recordistas em candidatos no mundo.

Os vencedores terão suas histórias e das respectivas instituições contadas em um caderno especial produzido pelo jornal e distribuído nacionalmente.

Todos finalistas das duas categorias concorrem na categoria Escolha do Leitor, na qual os leitores da Folha e do UOL elegem seu projeto preferido em votação on-line.

Os vencedores serão conhecidos em outubro e premiados em novembro deste ano.

As inscrições estão abertas a partir desta quinta-feira (31) e vão até 1º de maio.


Endereço da página:

Links no texto: